Com o slogan “A um passo da solução”, a 18ª Semana Nacional da Conciliação será realizada entre segunda-feira (6) e sexta-feira (10), pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Na ocasião, os goianos terão algumas facilidades, como resolver questões das áreas Cível e de Família, sem ingressar com ação judicial. O objetivo é promover acordos entre as partes e acelerar a finalização das demandas judiciais.
Durante a ação serão disponibilizados os serviços de divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda ou regime de convivência com os filhos, além de cobranças em geral. Também será possível efetivar o cancelamento de débito, indenização por danos materiais ou morais, rescisão contratual, dívidas de banco, questões que envolvam comércio ou relação de consumo ou de vizinhança.
A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente desde 2006, tem obtido bons resultados em Goiás. “O evento dissemina em todo o País a cultura da paz e do diálogo, desestimula condutas que tendem a promover conflitos e proporciona às partes uma experiência exitosa de conciliação”, afirma o juiz Leonys Lopes Campos, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Agendamento e dúvidas
Para agendar basta entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (62) 99218-2532. Nesse ano, todos os atendimentos serão on-line, exceto para a negociação de débitos com a prefeitura. Nesse caso, as pessoas que têm dívidas com o município poderão procurar o Mercado Municipal, em Goiânia.
O Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o endereço e contato dos Núcleos ou Centros de Conciliação dos tribunais brasileiros, assim como os endereços das cortes. Na página é possível se informar sobre como conciliar, quais processos podem fazer parte, prazos e mais detalhes. Acesse: cnj.jus.br.
Leia mais sobre: Goiás / Semana Nacional da Conciliação / Tribunal de Justiça de Goiás / Notícias do Estado