13 de novembro de 2024
Instalação

Goiás negocia trazer indústria chinesa de faturamento bilionário para a cidade de Itumbiara

Um novo encontro neste sábado (11) pode formalizar e selar a instalação da multinacional em Goiás.
Governador Ronaldo Caiado e comitiva se reúnem com diretores da multinacional Weichai Power. (Foto: Divulgação).
Governador Ronaldo Caiado e comitiva se reúnem com diretores da multinacional Weichai Power. (Foto: Divulgação).

Nesta sexta-feira (10), o governador Ronaldo Caiado que está em missão oficial na China, avançou em um acordo para que a Weichai Power, fabricante de motores, máquinas agrícolas, de construção e de embarcações inicie suas operações na cidade de Itumbiara, no Sul do estado. Um novo encontro neste sábado (11) pode formalizar e selar a instalação da multinacional em Goiás.

“Estamos tornando Goiás referência em tecnologia ao produzir os melhores produtos em nosso estado, com a possibilidade de abastecer o mercado da América Latina”, disse o governador Ronaldo Caiado. Integrante da comitiva do Governo de Goiás que busca investimentos na China, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, está na expectativa para a instalação de mais uma indústria no município. “Itumbiara tem muito a ganhar, juntamente com nosso estado”, disse.

Gigante da produção

A Weichai é listada como a 18ª maior companhia de origem chinesa e possui segmentos de produção de maquinário, motores para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e logística. Atualmente, fatura por ano cerca de US$ 52 bilhões, possui 100 mil funcionários e está instalada na província de Shandong. A multinacional é proprietária das marcas italianas Ferretti (de iates) e Lovol (de máquinas de construção e de equipamentos agrícolas).

Os executivos da gigante chinesa esperam ampliar o mercado de atuação do grupo com a possível vinda para o estado. “Goiás tem ampla perspectiva de operação com nossas indústrias, e a visita liderada pelo governador abre um novo Brasil para que possamos fortalecer nossos resultados econômicos. Desejo uma cooperação muito frutífera”, disse Ma Changhai, diretor-geral do Shandong Heavy Industry Group.


Leia mais sobre: / / / / / Notícias do Estado