A missão internacional liderada pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, em Singapura, abriu caminho para uma parceria estratégica que promete transformar a educação técnica e tecnológica no Estado. Durante visita ao Institute of Technical Education (ITE), referência mundial na formação profissional, foram iniciadas tratativas para cooperação entre Goiás e a instituição asiática.
Fundado em 1992, o ITE é reconhecido por seu modelo educacional inovador, que combina 70% de atividades práticas e 30% de teoria, com foco nas demandas do mercado de trabalho. O resultado é uma taxa de empregabilidade de 85% em até seis meses após a conclusão dos cursos e baixos índices de evasão escolar. A instituição é considerada peça-chave no desenvolvimento econômico de Singapura, uma das nações mais tecnológicas do planeta.
“Aqui se investe pesado em educação, tecnologia e desenvolvimento de talentos. E é isso que viemos buscar: entender como esse país conseguiu se transformar e levar para Goiás soluções que ajudem nosso estado a crescer ainda mais”, afirmou Daniel Vilela.
A comitiva goiana, que contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, foi recebida por Suresh Natarajan, CEO do ITE Education Services. Ele demonstrou entusiasmo com a possibilidade de cooperação: “Singapura tem mais vagas do que pessoas que se formam para ocupá-las. Por isso, é natural que trabalhemos com talentos de outros países. Neste sentido, ficamos felizes em discutir uma parceria com Goiás.”
Com três grandes colégios e uma infraestrutura de ponta, o ITE desenvolve projetos em áreas como realidade aumentada, hologramas, engenharia aeroespacial e tecnologias de interação físico-virtual, em colaboração entre alunos e professores. Muitos estudantes ainda participam de programas de intercâmbio e estágios internacionais, o que amplia a qualificação técnica e a visão global dos futuros profissionais.
“Tanto Singapura quanto Goiás entendem que o foco na formação técnica e tecnológica é pensar nas novas gerações, nas tecnologias emergentes e no futuro. Por isso, estamos construindo uma parceria sólida com o ITE para que Goiás avance cada vez mais”, afirmou José Frederico.
Tecnologia para cidades inteligentes
A missão goiana também visitou a sede da ST Engineering Urban Solutions, uma das maiores empresas do mundo em soluções para cidades inteligentes, mobilidade urbana e cibersegurança. Com mais de 400 projetos em 90 cidades globais, a empresa atua em áreas como segurança pública, transporte sustentável e infraestrutura urbana conectada.
Além da tecnologia de ponta, a ST Engineering mantém vínculos com o setor educacional, utilizando alunos do próprio ITE em projetos de engenharia aeroespacial e outras áreas de alta complexidade. A iniciativa contribui para o desenvolvimento de talentos alinhados às demandas do setor tecnológico.
A missão goiana em Singapura segue até quarta-feira (04), com novos encontros e visitas a instituições de referência global, com foco em educação, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.
Leia mais sobre: Daniel Vilela / Governo de Goiás / Cidades / Notícias do Estado

