Goiás manteve o protagonismo no cenário econômico nacional ao liderar o crescimento entre os estados brasileiros em agosto de 2025. O avanço de 5,1% na comparação com o mesmo mês de 2024 superou amplamente a média nacional, que registrou variação positiva de apenas 0,1%, segundo dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central. O levantamento aponta ainda que o Estado atingiu o maior nível de atividade para um mês de agosto desde o início da série histórica.
De acordo com o Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), o bom desempenho se estende também às variações acumuladas: 4,9% de crescimento no ano e 4,7% nos últimos 12 meses, ambos acima das médias nacionais, 2,6% e 3,2%, respectivamente. Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os números refletem a solidez e a diversidade da economia goiana. “Goiás tem apresentando um crescimento constante. A força e a diversificação da economia goiana são comprovadas pelos números, que mostram um desempenho acima da média nacional”, destacou.
O IBCR é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e tem como objetivo acompanhar mensalmente o desempenho da economia regional. Calculado pelo Banco Central, o índice considera dados de diversas pesquisas oficiais, como a Pesquisa Industrial Anual (PIA), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Produção Agrícola Municipal (PAM). Já o PIB, divulgado trimestralmente, oferece uma análise mais ampla e consolidada da economia, enquanto o IBCR permite um acompanhamento mais dinâmico da evolução econômica dos estados.
Leia mais sobre: Banco Central / Economia / Goiás / IMB / Cidades / Notícias do Estado
