22 de dezembro de 2024
Cidades

Goiás institui o Dia Estadual do Trânsito na Escola

Vinte e dois de setembro entra para o calendário escolar como como o Dia Estadual do Trânsito na Escola. A partir de amanhã, 22, em todos os anos, nessa data, as 1.132 unidades da rede pública de ensino deverão dedicar uma aula para discutir a temática trânsito. A cerimônia de lançamento será realizada no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, às 8h30, nesta quinta-feira (22/09) e contará com a participação do superintendente executivo da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, do presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, e demais autoridades.

Goiás é um dos poucos estados brasileiros a incluir o trânsito no calendário escolar. “A preocupação com a educação para o trânsito dos jovens deve ser prioridade”, adverte o presidente do Detran-GO. Isso porque, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil. “As crianças os corpos mais frágeis, ainda não sabem reconhecer o perigo e nem avaliar corretamente a distância e velocidade de um veículo nas vias públicas. Por isso, estão mais expostas”, explica Manoel Xavier.

Além da segurança das crianças, a expectativa do Detran-GO com a implantação do Dia do Trânsito na Escola é preparar os estudantes para que se tornem cidadãos conscientes, seja como pedestres, ciclistas ou futuro condutores. O trabalho de educação visa ainda formar multiplicadores. “As crianças têm esse poder de sensibilizar os pais e influenciar nas decisões da família. Na medida em que conhecem as leis de trânsito, os riscos do excesso de velocidade, do desrespeito do semáforo e da faixa de pedestre, certamente, poderão multiplicar esse conhecimento”, ressalta.

Para dar intensificar o trabalho de conscientização de crianças e jovens, o Detran-GO preparou, em conjunto com a Seduce, uma cartilha com orientações gerais aos 25 mil professores e gestores e materiais educativos que serão distribuídos para aos 550 mil alunos da rede estadual. Esse material deve ser trabalhado nas salas de aulas de todas as escolas públicas da rede estadual amanhã no terceiro horário amanhã.


Leia mais sobre: Cidades