22 de dezembro de 2024
Tragédia • atualizado em 18/02/2022 às 15:30

Goiás envia ajuda para dar suporte no resgate em Petrópolis

Corporação vai ajudar a diminuir impactos causados pelas fortes chuvas
Corporação vai ajudar a diminuir impactos causados pelas fortes chuvas
Corporação vai ajudar a diminuir impactos causados pelas fortes chuvas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO)  enviou nesta sexta-feira (18/02) três equipes com cães farejadores que irão dar suporte às operações de resgate em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O município tem sido assolado pelas chuvas que já deixaram pelo menos 134 pessoas desaparecidas. A missão foi autorizada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pelo secretário de Segurança Pública (SSPGO), Rodney Miranda, além do comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

As equipes são compostas por quatro militares goianos, da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), de Anápolis, e três cães farejadores. Para a ação, serão deslocados uma viatura e o avião do CBMGO. O trabalho de resgate será concentrado, neste momento, na região do Morro da Oficina, onde pelo menos 40 casas foram soterradas após forte chuva que atingiu a cidade. A previsão é de que as buscas sejam iniciadas ainda nesta sexta-feira. 

“Estamos programando o deslocamento, possivelmente, de avião. Ainda não temos confirmação pelas condições de voo, por conta do tempo. Mas uma guarnição já vai deslocar por terra e nós estamos aguardando apenas o OK do serviço aéreo para embarcar dois binômios (dois bombeiros e os respectivos cães), para já irem deslocando o mais rápido possível”, informou o Capitão Higor Mendonça, Comandante da 2ª CIBM.

Os cães enviados para a missão já participaram de outras operações semelhantes. “Uma delas, inclusive, a cadela Cristal, atuou em Brumadinho (MG) em uma situação semelhante a essa, de pessoas desaparecidas e busca em terreno com lama. Todos os três cães possuem a certificação nacional para esse tipo de busca”, reforçou o Capitão do CBMGO. 

Além do auxílio às buscas na tragédia em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás já atuou em diversas outras situações de desastres, em apoio a outras unidades da federação. A mais recente, a Operação SOS Bahia, realizada em dezembro de 2021. Na ocasião, oito militares da corporação atuaram no estado, que foi assolado por enchentes e alagamentos, que deixaram mais de 70 municípios em situação de emergência.

O governador elogiou o empenho dos militares que, segundo ele, dão grande exemplo para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. Já o titular da SSP-GO destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos. “Não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais alta envergadura”, ressaltou.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades