O sistema público estadual de Saúde de Goiás se tornou referência nacional ao disponibilizar gratuitamente exame genético que identifica mutações associadas ao câncer de mama. Desde 2023, mais de 500 mulheres já foram atendidas pelo protocolo, realizado em parceria com o Centro de Genética Humana (Cegh) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A coordenadora de Ciclos de Vida da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Amanda Faria, explicou ao Jornal Brasil Central que o acesso ao exame começa nas unidades básicas de saúde, onde as mulheres passam pelo encaminhamento para consultas com mastologistas e ginecologistas. Em seguida, é realizado o exame de sangue que verifica a presença de mutações genéticas ligadas à doença.
“O exame pode indicar a necessidade de retirada preventiva da mama em mulheres com alta probabilidade de desenvolver câncer. Todo o procedimento é feito via SUS, com acompanhamento médico”, destacou Amanda.
O projeto Goiás Todo Rosa, lançado durante a campanha Outubro Rosa de 2023, integra esse protocolo. O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, reforça a importância da parceria com a UFG: “Firmamos uma parceria com a universidade e temos à disposição a lei que estabelece a realização do painel genético para o câncer de mama hereditário. Goiás é pioneiro na implementação desse exame”.
Embora outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas, possuam legislação que prevê o exame, Goiás foi o primeiro a efetivar a Lei 20.707 de 2020 e iniciar os testes gratuitos neste ano. A geneticista Elisângela Lacerda, responsável pelo sequenciamento genético no Cegh/UFG, explica que o resultado do exame permite que a paciente escolha o tratamento mais adequado, incluindo a possibilidade de cirurgia preventiva ou reparadora, caso o resultado seja positivo.
Câncer de mama: um problema de saúde pública
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais mortal entre mulheres no Brasil. Entre 5% e 10% dos casos de câncer de mama e cerca de 5% dos casos de câncer de ovário têm relação com alterações genéticas herdadas da família materna ou paterna. O teste genético oferecido pelo SUS em Goiás representa uma ferramenta preventiva essencial, permitindo que mulheres com alto risco possam tomar decisões informadas para proteger sua saúde e prolongar sua vida.
Leia mais sobre: Câncer de Mama / Governo de Goiás / Saúde / UFG / Cidades / Notícias do Estado

