O Brasil ultrapassou os 500 mil casos suspeitos de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (12) e, dentro disso, Goiás aparece como o sexto estado com mais registros, com 31.809. No país inteiro foram 512.353 casos suspeitos registrados nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado em 2023.
À frente de Goiás, estão Minas Gerais com cerca de 171 mil, São Paulo, com 83.651, Distrito Federal, com 64.403, Paraná, com 55.532, e Rio de Janeiro, com 39.315. Enquanto isso, também foram registradas 75 mortes pela doença no Brasil, 4 em Goiás, e outras 350 estão em investigação.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o PNI (Plano Nacional de Imunização) orientou que a vacinação seja iniciada em crianças de 10 e 11 anos – faixa etária com maior índice de hospitalização por dengue dentro do público-alvo da vacina – nos municípios onde há mais registro de casos. A vacinação já começou, por exemplo, no Distrito Federal. Nos próximos dias a imunização começa em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A imunização será com a Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda e, ao todo, 521 municípios brasileiros vão iniciar a vacinação contra a dengue. A justificativa é que as cidades compõem 37 regiões que são consideradas endêmicas para a doença.
Leia também: Vacinação contra a dengue em Goiás começa após o Carnaval, na próxima quinta (15)
Leia mais sobre: casos de dengue / Dengue / Dengue em Goiás / Notícias do Estado