Goiás se destacou nacionalmente no novo relatório do Ministério da Educação (MEC), divulgado na sexta-feira (11) sobre a alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental. Com 72,74% dos alunos considerados alfabetizados, o Estado ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Ceará, que lidera com 85,31%.
O dado faz parte da segunda edição do Indicador Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo MEC com o objetivo de medir anualmente a proporção de crianças que conseguem ler e escrever adequadamente até os sete anos de idade. A média nacional em 2024 foi de 59,2%, abaixo da meta de 60% estipulada pelo próprio governo federal.
Avanços e desafios
Apesar de não alcançar a meta geral, o Brasil apresentou evolução em relação a 2023, quando o índice era de 56%. Dezoito estados melhoraram seus indicadores, enquanto seis apresentaram piora. Goiás, além de manter-se entre os três primeiros colocados, superou amplamente a média nacional e reafirma seu compromisso com políticas educacionais voltadas à alfabetização na idade certa.
Entre os fatores que contribuíram para o não alcance da meta nacional, o MEC apontou as enchentes no Rio Grande do Sul, que derrubaram o desempenho do estado de 63,4% para apenas 44,67%. Caso o RS tivesse mantido os níveis anteriores, o país como um todo teria alcançado o objetivo.
Capitais em destaque
Entre as capitais com melhor desempenho, estão Goiânia, Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte, todas com cerca de 70% das crianças alfabetizadas, resultado que reforça a eficiência de políticas públicas integradas entre estados e municípios.
Segundo o MEC, a análise é feita com base em provas aplicadas pelos próprios estados, com padronizações definidas em conjunto com o governo federal. Para considerar uma criança alfabetizada, é necessário que ela atinja pelo menos 743 pontos em avaliações que incluem leitura de textos simples, produção de bilhetes e compreensão de histórias em quadrinhos.
Ranking dos Estados por taxa de alfabetização (2024)
| Posição | Estado | % Crianças Alfabetizadas |
|---|---|---|
| 1º | Ceará | 85,31% |
| 2º | Goiás | 72,74% |
| 3º | Minas Gerais | 72,07% |
| 4º | Espírito Santo | 71,69% |
| 5º | Paraná | 70,42% |
| 6º | Rondônia | 62,62% |
| 7º | Santa Catarina | 62,02% |
| 8º | Pernambuco | 60,79% |
| 9º | Mato Grosso | 60,59% |
| 10º | Piauí | 59,82% |
| 11º | Maranhão | 59,64% |
| 12º | Média Nacional | 59,20% |
| 13º | São Paulo | 58,13% |
| 14º | Paraíba | 55,96% |
| 15º | Mato Grosso do Sul | 55,87% |
| 16º | Rio de Janeiro | 55,25% |
| 17º | Acre | 51,38% |
| 18º | Tocantins | 50,07% |
| 19º | Amazonas | 49,17% |
| 20º | Alagoas | 48,63% |
| 21º | Pará | 48,02% |
| 22º | Amapá | 46,62% |
| 23º | Rio Grande do Sul | 44,67% |
| 24º | Rio Grande do Norte | 39,29% |
| 25º | Sergipe | 38,39% |
| 26º | Bahia | 35,96% |
Critérios técnicos e metodologia do Indicador Criança Alfabetizada
A análise do Indicador Criança Alfabetizada, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), utiliza dados coletados a partir de avaliações aplicadas pelas redes estaduais com alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas. Para garantir a comparabilidade entre os estados, o MEC padronizou os instrumentos com a inclusão de questões específicas: 16 de múltipla escolha, 2 de resposta construída e 1 de produção textual.
A criança é considerada alfabetizada quando alcança pontuação mínima de 743 pontos, suficiente para demonstrar habilidades como ler textos simples, escrever bilhetes e convites, compreender tirinhas e histórias em quadrinhos, além de identificar sons e grafias da língua portuguesa.
A edição 2024 do indicador contou com a participação de 2 milhões de estudantes, avaliados em mais de 42 mil escolas de todo o país. Embora a metodologia se baseie em exames estaduais, o MEC afirma que foram aplicadas parametrizações estatísticas para garantir que os resultados sejam tecnicamente comparáveis entre todas as unidades da federação.
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