A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) vem intensificando novas ações voltadas para o combate à criminalidade em todo estado, como à integração, fazendo trabalho de campo, dando continuidade ao mapeamento das manchas criminiais e aumentar a contratação na segurança, a fim de evitar que crimes de grandes repercussão aconteçam.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, a cada trimestre é feito uma avaliação sobre o mapeamento da criminalidade em Goiás. Segundo ele, na próxima semana os dados referente ao primeiro trismestre de 2022 serão apresentados.
”Vale ressaltar que Goiás é o segundo estado que mais reduziu os crimes contra a vida na média por 100 mil habitantes do país. Perdemos apenas para o estado do Acre”, destaca Renato Brum em entrevista a Rádio Bandeirantes Goiânia na manhã desta terça-feira (19).
Ainda segundo Renato, a SSP-GO está em constante comunicação com as secretarias da Bahia, Minas Gerais e Tocantins afim de trabalharem juntos para evitarem que grandes crimes aconteçam, como por exemplo, roubos a bancos. No interior do estado, o secretário explica que o policiamento está sendo reforçado.
”Nós estamos reforçando principalmente, o policiamento no interior. Estamos com a inteligência e a integração em comunicação”, destaca.
Renato explica que no passado, Goiás teve 30 municípios sem a ocorrência de crimes violentos. ”Com certeza não vamos deixar que esse novo cangaço entre em nosso estado”, afirma.
Investimentos na Segurança Pública
De acordo com o secretário, o estado teve um investimento histórico com repasse de mais de R$ 50 milhões na compra de armamento e equipamentos. Segundo ele, viaturas diárias estarão recebendo submetralhadoras, fuzís e armamentos pesados para distribuir nos comandos de policiamento. ”Estamos fazendo um comando forte no interior”, completa.
Concurso público
O secretário de Segurança Pública afirmou ainda, durante entrevista que daqui 30 dias será lançado o edital para o concurso público para a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) e reforçou que o concurso para a Políia Militar está em andamento. Todos os editais e certames serão lançados ainda este ano.
De acordo com Renato, desde o início da gestão de Caiado, em 2019, a Polícia Militar contava com 14 mil militares, mas perderam uma média de 2 mil efetivos, mas segundo ele, a secretaria estará repondo. O edital para o concurso da PM já foi liberado. ”Com certeza estaremos no início do ano que vem repondo estes efetivos perdidos”, afirma.
Segundo Brum, Caiado também está investindo em hora extra remunerada ao policial para repor essa perda de efetivo com esse acréscimo substancial no valor de indenizaçãoa. Assim passando de 12 mil militares para 18 mil. ”Isso tem gerado sensação de segurança”.
Leia também: