Goiás tem a segunda maior proporção de usuários de internet no Brasil, com 91,4%, atrás apenas do Distrito Federal, que tem 96,6%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A quantidade de pessoas que usam a tecnologia segue em expansão em todo país e, do total de 185,4 milhões de pessoas na faixa etária analisada, 161,6 milhões haviam navegado pela internet em 2022, conforme as estimativas da pesquisa, ou seja, 87,2%.
A alta quantidade de usuários de internet em Goiás e no Distrito Federal, que estão acima da média nacional, inclusive, fez com que o Centro-Oeste fosse puxado para cima no ranking e se tornado a região mais “conectada” do Brasil. O indicador subiu 2,5 pontos percentuais ante 2021, quando estava em 84,7%. No início da série, em 2016, o percentual era de apenas 66,1%.
Além de Goiás e Distrito Federal, aparecem, respectivamente, São Paulo, com 91% de usuários de internet e Rio de Janeiro, com 90,1%. Sobre as regiões, Centro-Oeste soma 91,6%, sudeste tem 89,5%, Sul com 88,2%, Nordeste com 83,2% e, em último, Norte com 82,4%.
Os dados integram um módulo da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) sobre TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o levantamento abrange diferentes formas de acesso. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Pnad investigou, pela primeira vez, a frequência de conexão dos brasileiros à rede.
Leia mais sobre: Tecnologia