18 de novembro de 2024
Imunização

Goiás deve receber as primeiras doses da vacina contra a dengue em fevereiro

Em Goiás, foram confirmados 4.406 casos de dengue somente nas primeiras três semanas de 2024
Ministério da Saúde deve começar distribuição na segunda semana de fevereiro. (Foto: Rogério Vidmantas)
Ministério da Saúde deve começar distribuição na segunda semana de fevereiro. (Foto: Rogério Vidmantas)

A distribuição das primeiras doses da vacina contra a dengue para 521 municípios brasileiros, entre eles goianos, pode começar a partir da segunda semana de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a ministra Nísia Trindade, as doses ainda não começaram a ser entregues em razão de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.

O primeiro lote da vacina chegou ao país no último dia 20 de janeiro deste ano, em meio ao aumento dos casos da doença em vários estados. Em Goiás, foram confirmados 4.406 casos de dengue somente nas primeiras três semanas de 2024.

O número de cidades goianas em estado de alerta pela doença aumentou 40%, culminando na necessidade de instalação dos chamados gabinetes de crise, instaurados em 91 municípios caracterizados como de alto risco para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty. 

Conforme explica a SES-GO, são caracterizados como municípios de alto risco para arboviroses (dengue, zika e chikungunya) aqueles que superaram o número aceitável de casos, aferido proporcionalmente à população.

De acordo com a ministra da Saúde, a pasta não descarta a possibilidade de priorizar alguns dos 521 municípios selecionados, caso haja necessidade. O público-alvo da primeira etapa de atendimento serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Atualmente, essa é a faixa etária com o maior número de hospitalizações pela doença, depois dos idosos. A liberação para vacinação de idosos ainda depende da autorização da Anvisa. Conforme estimativa do fabricante da vacina contra a dengue, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas no Brasil este ano pelo SUS.


Leia mais sobre: / / / Cidades