05 de dezembro de 2025
Revitalização • atualizado em 20/10/2025 às 12:01

Goiás compra prédio da Caixa no Centro de Goiânia para transformá-lo em centro administrativo, diz Caiado

Imóvel será transformado em um centro administrativo do Estado, mantendo sua fachada histórica e servindo como ponto de partida para a revitalização do entorno
Caiado reforçou o compromisso com a valorização histórica e a modernização administrativa. Foto: Secom.
Caiado reforçou o compromisso com a valorização histórica e a modernização administrativa. Foto: Secom.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou em entrevista à CBN Goiânia, nesta segunda-feira (20), a compra do prédio da Caixa Econômica Federal localizado no centro de Goiânia. Segundo ele, o imóvel será transformado em um centro administrativo do Estado, mantendo sua fachada histórica e servindo como ponto de partida para a revitalização do entorno.

“Aquele prédio vai ser todo do Estado de Goiás. Já vai ficar para o Daniel Vilela construir. Aquela área do Jockey Club, nós vamos construir mais dois grandes prédios, fazer uma passagem entre os prédios ali, que vai ser a coisa mais linda nesse sentido de recuperar o centro de Goiânia”, declarou Caiado, indicando que a continuidade das obras ficará a cargo do vice-governador Daniel Vilela, sinalizando a intenção de fortalecer sua candidatura.

O governador ressaltou que a ideia é unir preservação histórica e modernidade. “A partir do momento que [o prédio da Caixa] torna-se um centro administrativo do Estado e adequamos aquele edifício para ser o centro administrativo, e mantém a fachada, isso se chama retrofit”, explicou. Ele destacou que o conceito de retrofit, adotado em capitais como São Paulo, consiste em transformar edifícios antigos em modernos sem alterar sua característica arquitetônica.

Caiado também citou outras obras de revitalização no centro de Goiânia, especialmente na Praça Cívica, que segundo ele estava “um verdadeiro mocó” antes de sua gestão. “Ali, aqueles prédios estavam todos destruídos, eram ocupados por drogados, pessoas de rua, estava totalmente acabada a Praça Cívica”, disse. Segundo o governador, hoje o espaço é frequentado por famílias, crianças e turistas, e tem sido preservado no padrão art déco original.

O governador ainda comentou o cuidado com a preservação de elementos históricos: “Ainda plantei na frente do Palácio oito jabuticabeiras, para mostrar que lá dentro tem as jabuticabeiras antigas do palácio. São muito velhas, mas eu cuido delas.” Ele reforçou que todas as obras seguem a linha de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Segundo Caiado, o projeto não se limita ao prédio da Caixa. “O Daniel já vai construir mais dois prédios ali, com toda essa arquitetura preservada também. E ainda vamos fazer uma ligação, uma interligação entre eles, passando por cima daquela rua que ali tem”, destacou, indicando que a intenção é criar um conjunto arquitetônico integrado e revitalizado, que sirva de exemplo para todo o centro de Goiânia.

O governador concluiu reforçando o compromisso com a valorização histórica e a modernização administrativa: “Nós vamos transformar Goiânia, preservando sua história e avançando no que existe de mais moderno no mundo, garantiu.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado