O Estado de Goiás bateu recorde histórico no abate de bovinos no terceiro trimestre de 2023. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada esta semana.
Conforme o levantamento, neste período, foram 956.921 mil cabeças de bovinos abatidas no Estado, marcando um aumento de 4,7% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 11,4%. O número atual representa o recorde da série história iniciada em 1997.
No cenário nacional, Goiás atingiu o aumento de 12,2% no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 8,93 milhões de cabeças, também o maior número registrado no Brasil desde o início da série histórica.
De acordo com a superintendente de Produção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Patrícia Honorato, os números são a representação do crescimento produtivo em Goiás. “Esses indicadores reforçam o comprometimento dos pecuaristas goianos, evidenciando um panorama de competitividade e destacando o estado como um ambiente atrativo, especialmente no contexto do agronegócio robusto que caracteriza Goiás”, ressaltou Honorato.
Leia mais sobre: Agronegócio / Goiás / Economia