21 de novembro de 2024
Mercado de trabalho

Goiás atinge maior patamar de empregos formais

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego
Foto: Secom/Governo de Goiás
Foto: Secom/Governo de Goiás

Goiás registrou, em setembro deste ano, o maior número de empregos formais de sua série histórica. O Estado atingiu a marca de 1.603.179 postos de trabalho. Ao todo, foram, de acordo com o Poder Executivo, 5.516 vagas criadas, reflexo de 79.654 admissões e 74.138 desligamentos no mês.

Os números representam, segundo o governo estadual, um crescimento de 0,35% em relação ao período anterior.

Em destaque, está o setor de serviços, que criou 2.660 novas vagas. Em seguida, está a indústria, que contribuiu com 1.378 novos postos. O comércio e a construção civil adicionaram, respectivamente, 1.179 e 1.146 vagas. Em contrapartida, o setor agropecuário apresentou uma retração de 847 postos no mês, embora o seu desempenho no acumulado do ano permaneça positivo.

No acumulado de 2024, entre janeiro e setembro, Goiás registrou 78.991 novos empregos formais, o que evidencia um ritmo de geração de vagas significativamente superior ao de 2023, quando foram criadas 48.915 vagas.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e validados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Destaque nacional

Na região Centro-Oeste, Goiás segue na liderança na quantidade de empregos formais gerados, ultrapassando a média regional de 4,65%. Já no cenário nacional, o estado obteve um crescimento acumulado de 5,20% até setembro de 2024, superando a média nacional, de 4,33%, em 0,87 ponto percentual.

“Goiás vem se consolidando como um importante vetor de formalização do trabalho no contexto regional e nacional. Esses resultados refletem o nosso potencial econômico, bem como mostra a efetividade das políticas públicas implementadas pela gestão, que investe em capacitação, qualificação e direcionamento dos goianos para melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, aumento de renda”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O secretário da Retomada, César Moura, ressalta que “esse crescimento reforça as políticas públicas do Governo de Goiás, desde a capacitação que fazemos nos Colégios Tecnológicos, apoio ao microempreendedorismo que também gera emprego e no encaminhamento mais assertivo para vagas abertas no mercado, em parceria com entidades de classe e o setor privado”.


Leia mais sobre: / Cidades / Economia