09 de janeiro de 2025
Acordo

Goiás assina primeiro Contrato Público de Solução Inovadora para aperfeiçoar o controle interno

Acordo marca a colaboração do Estado de Goiás com a empresa Safia Tecnologia de Informação LTDA para desenvolver soluções tecnológicas
Governo abre inscrições para processo seletivo para estagiários 2024 Parceria do Estado de Goiás com empresa Safia Tecnologia de Informação prevê soluções tecnológicas de enfrentamento aos desafios de controle interno. (Foto: Secom).
Governo abre inscrições para processo seletivo para estagiários 2024 Parceria do Estado de Goiás com empresa Safia Tecnologia de Informação prevê soluções tecnológicas de enfrentamento aos desafios de controle interno. (Foto: Secom).

O primeiro Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), foi oficialmente homologado. O acordo marca a colaboração do Estado de Goiás com a empresa Safia Tecnologia de Informação LTDA para desenvolver soluções tecnológicas voltadas ao aprimoramento do controle interno.

A Safia Tecnologia de Informação LTDA foi a vencedora do processo licitatório, que propôs dois desafios para a CGE:

  1. Monitorar de forma contínua todo o processo de compras públicas no Estado, desde a licitação até a execução;
  2. Automatizar e tornar a base de dados sobre controle interno mais ágil e responsiva, facilitando a análise e utilização dos dados.

O edital atraiu 53 propostas inovadoras, com 22 direcionadas ao primeiro desafio e 31 ao segundo, selecionando 20 delas para a etapa final do Pitch Day. O contrato estabelece um repasse de R$ 1,45 milhão para o primeiro desafio e R$ 660 mil para o segundo.

Uma Revolução na Administração Pública

“Este é o primeiro CPSI firmado em Goiás e provavelmente o primeiro na administração pública direta do Brasil. É um marco que inaugura um novo modelo de licitação, que vai além da economia, oferecendo soluções mais adequadas para problemas complexos, além de incentivar novos negócios, como as startups de todo o país. Recebemos propostas de vários estados, o que comprova o impacto desse modelo inovador”, afirmou Bruno Rolim, superintendente da Controladoria Especializada em Transparência da CGE.

Segundo Rolim, a assinatura do CPSI representa um grande avanço para os controles internos no Brasil:

As soluções de inteligência artificial a serem desenvolvidas, ainda inexistentes no mercado, permitirão um salto qualitativo no acompanhamento das compras públicas em Goiás, com maior velocidade, abrangência e eficiência.

Essa nova ferramenta trará uma gama de benefícios para os auditores da CGE, tornando as atividades diárias mais eficientes e garantindo mais transparência para o cidadão, principal beneficiário, além de otimizar a entrega de bens públicos.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado