O primeiro Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), foi oficialmente homologado. O acordo marca a colaboração do Estado de Goiás com a empresa Safia Tecnologia de Informação LTDA para desenvolver soluções tecnológicas voltadas ao aprimoramento do controle interno.
A Safia Tecnologia de Informação LTDA foi a vencedora do processo licitatório, que propôs dois desafios para a CGE:
- Monitorar de forma contínua todo o processo de compras públicas no Estado, desde a licitação até a execução;
- Automatizar e tornar a base de dados sobre controle interno mais ágil e responsiva, facilitando a análise e utilização dos dados.
O edital atraiu 53 propostas inovadoras, com 22 direcionadas ao primeiro desafio e 31 ao segundo, selecionando 20 delas para a etapa final do Pitch Day. O contrato estabelece um repasse de R$ 1,45 milhão para o primeiro desafio e R$ 660 mil para o segundo.
Uma Revolução na Administração Pública
“Este é o primeiro CPSI firmado em Goiás e provavelmente o primeiro na administração pública direta do Brasil. É um marco que inaugura um novo modelo de licitação, que vai além da economia, oferecendo soluções mais adequadas para problemas complexos, além de incentivar novos negócios, como as startups de todo o país. Recebemos propostas de vários estados, o que comprova o impacto desse modelo inovador”, afirmou Bruno Rolim, superintendente da Controladoria Especializada em Transparência da CGE.
Segundo Rolim, a assinatura do CPSI representa um grande avanço para os controles internos no Brasil:
As soluções de inteligência artificial a serem desenvolvidas, ainda inexistentes no mercado, permitirão um salto qualitativo no acompanhamento das compras públicas em Goiás, com maior velocidade, abrangência e eficiência.
Essa nova ferramenta trará uma gama de benefícios para os auditores da CGE, tornando as atividades diárias mais eficientes e garantindo mais transparência para o cidadão, principal beneficiário, além de otimizar a entrega de bens públicos.
Leia mais sobre: Controladoria-Geral / Goiás / Governo de Goiás / Cidades / Notícias do Estado