O Governo de Goiás ampliou para 200 o número de vagas do curso gratuito Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A capacitação, realizada pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), reforça a preparação do Estado para receber, em 2026, o MotoGP, um dos maiores eventos esportivos do planeta. As inscrições seguem abertas até 5 de janeiro pelo site oficial do governo.
A alta procura motivou a abertura das novas vagas, inicialmente, eram apenas 100. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a adesão expressiva dos goianos demonstra sintonia com o movimento de internacionalização do Estado.
“Isso mostra que os goianos estão prontos para ganhar o mundo. Já temos muitas ações para internacionalizar Goiás, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação. É um movimento que envolve levar talentos para fora, mas também trazer o mundo para Goiás”, afirma.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, reforça que o MotoGP representa uma vitrine global.“Para atender bem os turistas e as equipes internacionais que virão ao Estado, estamos investindo na qualificação dos profissionais do setor. Esse curso é mais uma ação concreta para melhorar nossos serviços e fortalecer a nossa economia”, destaca.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma oficial. O resultado final será divulgado em 9 de janeiro de 2026. As aulas, totalmente on-line, têm início previsto para 12 de janeiro e somam 160 horas, permitindo que os estudantes participem de qualquer local, por meio da plataforma virtual do Governo de Goiás.
Para efetivar a matrícula, os aprovados deverão apresentar CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante de escolaridade. Candidatos menores de idade devem apresentar autorização do responsável legal. A formação é destinada a pessoas a partir de 16 anos que tenham concluído pelo menos o Ensino Fundamental. A seleção será feita por ordem de inscrição, conforme previsto no edital.
Leia mais sobre: Goiás / MotoGP 2026 / Pronatec / Secti / Cidades / Notícias do Estado

