05 de dezembro de 2025
Imunização

Goiás amplia proteção contra bronquiolite com vacinação de gestantes em Goiânia

Imunizante da Pfizer previne bronquiolite em recém-nascidos e está disponível em 67 unidades
Gestantes já podem receber imunização contra bronquiolite na rede municipal de saúde. (Foto: Marco Monteiro).
Gestantes já podem receber imunização contra bronquiolite na rede municipal de saúde. (Foto: Marco Monteiro).

A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta sexta-feira (5), a aplicação da vacina Abrysvo, da Pfizer, que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. O imunizante está disponível em 67 salas de vacinação, das 8h às 17h, e é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a estratégia busca reduzir complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida. “A bronquiolite é uma doença de evolução muito rápida em recém-nascidos. Quando a mãe é vacinada, o bebê já nasce imunizado, o que diminui hospitalizações e sequelas”, destaca.

O VSR responde por 75% dos casos de bronquiolite e cerca de 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Goiânia recebeu 3,2 mil doses da Abrysvo, incorporada este ano ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Flaviane Lemos, afirma que todas as regiões da capital já foram abastecidas. “A oferta gratuita do imunizante é uma esperança para as famílias brasileiras. O VSR sempre foi muito impactante para o sistema de saúde”, afirma.

Não há restrição de idade para gestantes. A recomendação é tomar uma dose a cada nova gestação, preferencialmente até 15 dias antes do parto. A prefeitura disponibilizou uma lista completa das salas de vacinação que atendem diariamente ou de segunda a sexta-feira.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado