28 de agosto de 2024
ABEP-TIC

Goiás alcança segundo lugar entre estados mais digitalizados do Brasil, diz levantamento

No ranking geral, Goiás fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, mesma posição alcançada em 2022
Goiás oferece mais de 110 serviços ao cidadão de forma virtual, por meio do Portal Expresso. (Foto: reprodução)
Goiás oferece mais de 110 serviços ao cidadão de forma virtual, por meio do Portal Expresso. (Foto: reprodução)

Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC) mostrou Goiás como o segundo melhor no ranking dos estados mais digitalizados do Brasil. O estudo mostra uma avaliação aos governos e, a da gestão Ronaldo Caiado, considerou avanços como a da utilização de tecnologias digitais pelo governo para oferecer serviços públicos de qualidade à sociedade, eliminando a burocracia.

“É o reflexo de uma gestão que é voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente. A digitalização, o menor tempo para a ação e a melhoria na qualidade de vida das pessoas são fundamentos do nosso governo”, disse Caiado.

O governador lembra que o Estado oferece mais de 110 serviços ao cidadão de forma virtual, por meio do Portal Expresso. O levantamento da ABEP-TIC analisou a digitalização dos governos estaduais em 35 itens, distribuídos em três níveis: capacidade para a oferta digital, oferta de serviços e normatização.

Entre os pontos analisados estão: identificação do cidadão, ouvidoria e simplificação de serviços, aspectos de assinaturas eletrônicas, governança digital, obtenção de documentos, além de saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e adequação à legislação federal.

Ranking dos estados mais digitalizados do Brasil

No ranking geral, Goiás fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, mesma posição alcançada em 2022, e elevou sua pontuação de 131,75 para 143,25 de um ano para o outro.

Secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima acredita que a evolução mostra que o governo “fez o dever de casa”, após figurar entre os 10 piores no início de 2019. “Ampliamos nossa digitalização e gabaritamos todos os quesitos avaliados, ficando a uma distância mínima do primeiro colocado”, reflete.

A plataforma Expresso oferece um leque de serviços digitalizados por meio do portal www.expresso.go.gov.br e, constantemente, recebe novas funções de acordo com a demanda do cidadão.

Além do Expresso Web, o acesso aos serviços também pode ser feito por meio do aplicativo Expresso Goiás – disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS. O portal é fruto de parceria entre as secretarias da Administração (Sead) e Secretaria-Geral do Governo (SGG).

Leia também: Nenhuma cidade goiana aparece nas 50 das mais violentas do Brasil, diz estudo


Leia mais sobre: Tecnologia

Comentários