A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) lançou a consulta pública do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), documento estratégico que vai orientar os rumos do setor mineral em Goiás. O objetivo é alinhar crescimento econômico, inovação e sustentabilidade, garantindo geração de empregos, agregação de valor aos recursos naturais e responsabilidade socioambiental.
O PERM é resultado de um processo iniciado em 2023, com oficinas temáticas realizadas em 17 municípios e a participação de mais de 1.300 pessoas. Agora, a versão preliminar está aberta à sociedade, permitindo que cidadãos, setor produtivo, instituições públicas e privadas e demais interessados apresentem sugestões para aprimorar o documento final.
“O PERM é um marco para a política mineral de Goiás, porque define um caminho de desenvolvimento com equilíbrio entre crescimento econômico, inovação e respeito ao meio ambiente. Contamos com a participação de toda a sociedade para aprimorar este documento e transformá-lo em um guia efetivo para os próximos anos”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Participação aberta
A consulta acontece por meio de um formulário on-line, dividido em capítulos que seguem os eixos temáticos do plano. Os participantes podem enviar contribuições para todo o documento ou apenas para os trechos mais relacionados à sua área de atuação ou interesse.
As propostas são livres e podem incluir comentários gerais, sugestões de acréscimo ou exclusão de trechos, críticas construtivas ou novas ideias.
“A metodologia adotada para a elaboração do PERM foi baseada nos pilares que definem uma política pública genuína, construída com base em um diagnóstico robusto e com controle social em todas as etapas. Realizamos 22 encontros nas principais regiões mineradoras do estado, com a participação de mais de 1.300 pessoas, listadas no anexo do PERM como forma de agradecimento e demonstração da representatividade dos setores envolvidos”, explica a superintendente de Gestão Estratégica do Setor Produtivo, Lívia Parreira.
Segundo ela, o plano se consolida como um “pacto social”, com objetivos claros, governança integrada e a sustentabilidade como premissa. “Ele garante segurança jurídica e transforma o potencial mineral em desenvolvimento real e duradouro para a mineração em Goiás”, reforça.
Consulta já disponível
A consulta pública já está disponível e pode ser acessada pelo formulário on-line da SIC. A expectativa do governo estadual é que o documento final, elaborado a partir das contribuições, se torne um guia estratégico para o futuro da mineração em Goiás.
Leia mais sobre: Goiás / Mineração / SIC / Cidades / Notícias do Estado

