05 de dezembro de 2025
Biodiversidade

Goiás abre consulta pública para avaliar risco de extinção de espécies de peixes

De acordo com a Semad, o objetivo é reunir informações técnicas que subsidiem a conservação da biodiversidade aquática no Estado
Objetivo é direcionar esforços para a conservação da biodiversidade a nível local (Foto: Arquivo)
Objetivo é direcionar esforços para a conservação da biodiversidade a nível local (Foto: Arquivo)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou, nesta quinta-feira (18/09), uma nova consulta pública voltada à avaliação do risco de extinção de espécies de peixes presentes em Goiás. A comunidade científica poderá enviar contribuições até 17 de outubro, por meio da plataforma BioData (https://biodata.meioambiente.go.gov.br).

De acordo com a Semad, o objetivo é reunir informações técnicas que subsidiem a conservação da biodiversidade aquática no Estado. As contribuições enviadas serão analisadas por especialistas e, posteriormente, incorporadas a fichas específicas de cada espécie, direcionando esforços para preservação em nível local.

Para participar, o pesquisador deve acessar a plataforma, digitar o nome da espécie desejada, clicar em “consultar” e preencher os dados no campo “contribuições”.

Nesta etapa, estarão disponíveis para consulta apenas 74 espécies de peixes, entre elas o Arapaima gigas (pirarucu), o Electrophorus voltai (popularmente conhecido como peixe-elétrico) e diferentes espécies de arraias como Potamotrygon motoro e Paratrygon aiereba.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado