Assim como no tênis, o campeão brasileiro na modalidade é definido por meio de um ranking que computa todo o desempenho ao longo do ano. E, ao final de 2015, é possível coroar um campeão no esporte das cartas e ele é de Goiás. João Bauer já começou forte a temporada do circuito, vencendo a etapa de São Paulo que inaugura o ano da Brazilian Series of Poker (BSOP, como é chamado o campeonato).
Com a vitória no circuito, ele levou o prêmio de R$ 361.000,00, o troféu e o bracelete. “Estou muito feliz”, completou o campeão à época. Em breve comentário a Sergio Prado, jornalista, jogador e comentarista de poker nos canais ESPN, João disse que “É por causa de momentos como esse que eu jogo poker, um título é muito importante na carreira do profissional”.
Mas ainda faltava mais.
Bauer ainda chegou em segundo lugar na etapa de Rio Quente e em 11º lugar na etapa de Brasília. Ao longo do ano, com efeito, foi um jogador consistente – além do mais, teve desempenho assombroso na etapa final, também disputada em São Paulo. O goiano acumulo 3695 pontos, a maior marca nos dez anos de ranking na modalidade aqui no Brasil.
“É o ápice da minha carreira”, relata jogador
João já era um dos mais respeitados e renomados jogadores de poker do Brasil e na América Latina. Em seu currículo, além do atual campeonato nacional, ele tinha o título de um dos eventos do campeonato mundial de poker online (o World Championship of Online Poker) e duas mesas finais do campeonato latino-americano da modalidade (a Latin American Poker Tour, sendo vice-campeão em 2011). Além das conquistas locais e virtuais, Bauer também já teve bom desempenho na World Series of Poker, chegando a uma mesa final.
“Eu queria falar que um dos principais momentos de um jogador de poker é esse. Ele quer ser consagrado, quer ganhar, chegar no final. E aqui é tipo o ápice da minha carreira”, relatou ao site especializado Super Poker. A conquista de João veio de forma árdua: ele chegou a disputar três torneios simultâneos no penúltimo dia de competições.
Com suor no feltro, João ultrapassou os dois competidores diretos na briga pelo título geral (Igor Marani, que terminou com 3.045 pontos, e Rafael Caiaffa, que terminou com 3.045). Sacramentado campeão, Bauer levou uma moto V-ROD Muscle branca da Harley-Davidson, todas as entradas pagas para disputar os eventos principais da BSOP 2016 (defendendo seu título) e um pacote com tudo pago para jogar um torneio nas Bahamas.
Confira abaixo como ficou a tabela final do Campeonato Brasileiro de Poker:
Ranking BSOP 2015 – Geral
João Bauer – 3.695 pontos
Igor Marani – 3.045 pontos
Rafael Caiaffa – 2.920 pontos
Pedro Padilha – 2.292 pontos
Manoel Assunção – 2.045 pontos
Luiz Carlos dos Santos – 1.910 pontos
Kelvin Kerber – 1.866 pontos
Abrãao de Santana – 1.860 pontos
Fábio Issa – 1.805 pontos
Micael Ferrone – 1.780 pontos
Leia mais sobre: Esportes