A cidade de Goiânia ultrapassou os 27 mil casos confirmados de dengue este ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmaram que, além do número alarmante, foram registradas 34 mortes pela doença na capital e mais 33.033 notificações de suspeitas, de janeiro a novembro de 2025.
Segundo a Saúde de Goiânia, os números colocam a cidade em condição de alerta e pede que a população reforce ações de prevenção e combate à doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com o início do período chuvoso no Estado, a tendência é que a proliferação do mosquito se intensifique, exigindo atenção redobrada.
De janeiro a novembro deste ano, a SMS realizou mais de 2,2 milhões de visitas a imóveis. Nesse período foram encontrados mais de 32 mil focos do mosquito distribuídos em 23 mil pontos.
Conforme a SMS, essa estatística também considera os resultados advindos de vistorias compulsórias, que são aquelas registradas pelos agentes de saúde, executadas por meio de entrada autorizada em imóveis permanentemente fechados que trazem risco à saúde pública.
A recomendação é que a população faça seu papel, mantendo quintais, calhas, piscinas e potenciais criadouros limpos e sem acúmulo de água. “Todos podem colaborar com medidas simples como guardar garrafas e vasos de cabeça para baixo, colocar areia nos pratos de plantas, armazenar pneus em locais cobertos, amarrar bem os sacos de lixo e limpar calhas”, pontuou o secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer.
Leia mais sobre: Casos de dengue / Dengue / Goiânia / Cidades / Goiânia

