22 de novembro de 2024
Prevenção • atualizado em 31/01/2024 às 14:41

Goiânia terá distribuição de preservativos em terminais de ônibus durante o Carnaval

O Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), vai ofertar A PReP no dia 06 de fevereiro na Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas
Distribuição acontecerá em terminais de ônibus de Goiânia. Foto - Divulgação
Distribuição acontecerá em terminais de ônibus de Goiânia. Foto - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), vai distribuir preservativos em quatro terminais de ônibus da capital no período de Carnaval.

Segundo a pasta, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de folia, o Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), vai ofertar A PREP no dia 06 de fevereiro a partir das 13 horas na Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), é um medicamento que previne o HIV. Ele deve ser usado diariamente de forma contínua, antes da relação sexual, pois ele estimula o organismo a enfrentar um possível contato com o HIV.

Casos em Goiás

Em 2023, conforme o boletim de ISTs da SES, Goiás registrou aproximadamente 23 casos de HIV e 6 casos de Aids por 100 mil habitantes. Além de 1.599 novos casos de HIV e 425 casos de Aids.

Ainda no mesmo ano, segundo a pasta, foram confirmados 519 casos de Aids em adultos, sendo 392 do sexo masculino e 127 do sexo feminino.

Entre 2018 e 2023, foram registradas 1.718 mortes por Aids, sendo mais da metade entre jovens do sexo masculino. No mesmo período, houve 9.850 notificações de HIV, com aproximadamente 8 mil casos em homens de 20 a 49 anos.


Leia mais sobre: / / / / Cidades