12 de dezembro de 2025
PRAÇA UNIVERSITÁRIA • atualizado em 12/12/2025 às 18:54

Goiânia terá ato neste domingo contra anistia e redução de penas dos condenados pelo 8 de Janeiro

Mobilização reúne movimentos sociais, sindicatos e parlamentares em protesto ao PL da Dosimetria aprovado no Congresso
Hugo Motta cedeu à pressão dos deputados que invadiram Mesa Diretora há alguns meses - Foto: reprodução
Hugo Motta cedeu à pressão dos deputados que invadiram Mesa Diretora há alguns meses - Foto: reprodução

A mobilização que está sendo organizada para domingo (14), em várias cidades do Brasil também vai acontecer em Goiânia com realização de ato contra as articulações para dar anistia ou reduzir penas dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. A concentração vai ser realizada na Praça Universitária, às 15h de domingo. 

Movimentos sociais, sindicatos, estudantes, parlamentares e organizações estão mobilizando pessoas para o ato. 

O protesto foca no Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado esta semana após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta ter articulado a favor da oposição que há meses tenta invalidar ou amenizar as punições aplicadas pelo STF. A votação foi na madrugada de quarta-feira (10) após confusão no Plenário e expulsão da imprensa do recinto, surpreendendo muita gente.

Entre os que estão convocando a população, o vereador Edward Madureira (PT) publicou em suas redes sociais a intenção de manifestar repúdio ao PL da Dosimetria, que busca reduzir as penas de condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. 

Também petista, o vereador Fabrício Rosa é mais um que está mobilizando. Em seu perfil, ele destaca que a mobilização nacional contra a PEC da Blindagem foi crucial para que o projeto não seguisse adiante, indicando que a população deve fazer o mesmo agora, frente ao PL da Dosimetria, que tem sofrido críticas também de especialistas do Direito. 


Leia mais sobre: / / / / / Goiânia / Política