12 de setembro de 2024
Índice • atualizado em 11/02/2024 às 09:47

FipeZAP: Goiânia registra maior valorização no preço de imóveis pelo segundo mês seguido

Em 2023, a capital de Goiás foi a terceira mais valorizada do país, em volume de vendas
Até agosto, Goiânia deve receber 46 lançamentos de empreedimentos residenciais. (Foto: divulgação)
Até agosto, Goiânia deve receber 46 lançamentos de empreedimentos residenciais. (Foto: divulgação)

Goiânia registrou a maior valorização nos preços do metro quadrado de imóveis residenciais para venda pelo segundo mês consecutivo. Segundo o relatório do Índice FipeZAP, considerando as capitais brasileiras, em janeiro, o índice foi de 1,61% e, em dezembro, de 1,53%, enquanto a média do aumento de preços em Goiânia, em 2023, foi de 14,8%, bem acima da nacional, que ficou em 5,1%.

Goiânia tem passado por um crescimento recorde no mercado imobiliário desde 2022 e, em 2023, a capital de Goiás foi a terceira mais valorizada do país, em volume de vendas, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda em 2022, a valorização média no país foi de 6,1%, contra 20,9% em Goiânia.

Até agosto, a capital goiana deve receber 46 lançamentos de empreedimentos residenciais, o que corresponde a quase dois por semana. Número já é maior do que o total dos lançados em 2023, que foi de 42, e que foi o maior em cinco anos, segundo a pesquisa da Brain Inteligência Estratégica a pedido da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO).

Sobre o Índice FipeZAP, ele foi o primeiro a indicar preços com abrangência nacional que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais. O índice é calculado pela Fipe com base em informações anúncios de imóveis  para venda e locação veiculados nos portais ZAP (VivaReal e Zap Imóveis).

No caso dos índices do segmento residencial, o cálculo envolve amostras de anúncios de apartamentos prontos em até 50 cidades selecionadas. Já no caso dos índices do segmento comercial, os anúncios utilizados se referem a salas e conjuntos comerciais de até 200m², sediados em 10 cidades selecionadas.


Leia mais sobre: / / Economia

Comentários