Nos dias 02 e 03 de setembro, Goiânia recebe o 2º Meeting de Nutrição Oncológica. O evento discutirá o estado nutricional e a qualidade de vida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. O evento contará com a participação de nutricionistas renomados como Roberta Carbonari, Thiago Fofo, Thiago Barros, Aline Davi e médicos oncologistas, endócrinos e equipe multidisciplinar.
O câncer de cabeça e pescoço é um dos tipos mais comuns da doença no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no triênio 2023 – 2025 haverá 704 mil casos novos de câncer em cada ano no país. Destes, mais de 2 mil casos serão de câncer de cabeça e pescoço em Goiás, só em 2023.
Leia também: Paralimpíadas Escolares: 69 atletas goianos na fase regional
Rotina alimentar
Esse tipo de câncer afeta diretamente a rotina alimentar do paciente, exigindo uma atenção especial dos profissionais da saúde. A nutricionista Marcela de Paula, especialista em nutrição oncológica, explica que o estado nutricional de um paciente oncológico é fundamental para o resultado do tratamento.
“Por isso é indispensável o acompanhamento. As terapias tradicionais são agressivas e essa assistência ao paciente faz com que os impactos da quimio e radioterapia sejam reduzidos. Dessa forma conseguimos melhorar a qualidade de vida e evitar a interrupção do tratamento”, afirma Marcela.
Marcela também alerta para os cuidados com a mucosite (inflamação da mucosa), que prejudica a deglutição.
“Estudos mostram que a incidência de desnutrição nos pacientes oncológicos varia de 22% até 80%, e por essa razão o suporte nutricional é extremamente importante. Além de auxiliar em uma resposta mais rápida e positiva aos vários tratamentos e intervenções, ter um nutricionista por perto durante esse momento da vida evita o desenvolvimento da Síndrome Multifatorial “, explica a especialista.
Leia também: Copa do Brasil | CBF divulga datas e horários da decisão entre Flamengo x São Paulo
Objetivo
O Meeting de Nutrição Oncológica tem como objetivo preparar profissionais aptos a lidar com esses desafios na nutrição de pacientes oncológicos. As inscrições estão abertas no site do evento: meetingnutricaooncologica.com.br.
Leia mais sobre: Saúde