Será realizado hoje (12) e amanhã (13), a partir das 19h, na Vila Cultura Cora Coralina, no Centro de Goiânia, o evento literário “Cidade Sombria: Goiânia e Literatura Noir”. O evento, que tem entrada gratuita, tem como proposta a discussão da literatura e o conceito de “noir”, que envolve mistério, crimes, detetives e muito mais.
Participarão das palestras escritores de renome nacional como Flávio Carneiro (RJ) e Paulo Scott (RS), ambos premiados que se aventuram pela literatura “noir”, além dos goianos Adérito Schneider e Márcio da Paixão Jr.
O projeto “Cidade Sombria”, idealizado pelo jornalista, roteirista e professor universitário Adérito Schneider, parte de uma séria de leituras e reflexões sobre o conceito “noir”. Assim, o evento pretende discutir a historicidade da literatura policial desde século XIX até o presente, considerando as especificidades deste ‘gênero’ literário no Brasil.
“O objetivo é que os participantes possam não apenas discutir “noir” (leia-se literatura, cinema, quadrinhos, etc), mas também prepararem-se para a escrita de contos inéditos do gênero “noir”, ambientados em Goiânia”, explica Schneider.
Concurso e Obra Literária
“Cidade Sombria” conta também com um concurso literário voltado para escritores goianos (nascidos e/ou radicados em Goiás), com seleção de contos inéditos de narrativas “noir” ambientadas em Goiânia. Além de premiação em dinheiro (mil reais), os vencedores terão seus trabalhos publicados na antologia “Cidade Sombria”, que reunirá mais de 20 autores goianos, entre escritores consagrados, amadores e iniciantes, como Ademir Luiz, Bariani Ortêncio, Edival Lourenço, Jamesson Buarque, Luis Maldonalle, Pablo Kossa, Valdivino Braz e outros.
Para mais informações sobre o projeto “Cidade Sombria”, basta acessar o site (www.cidadesombria.com) – que, aliás, conta com belíssimas ilustrações de Júlio Shimamoto, um dos maiores nomes das histórias em quadrinhos no Brasil.
Leia mais sobre: Entretenimento