O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu nesta quarta-feira (19) o Selo Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal, em cerimônia no Paço Municipal. A certificação reconhece ações de governança, responsabilidade socioambiental e eficiência energética adotadas pela administração municipal.
Com 71 pontos na avaliação da instituição, Goiânia alcançou o Selo Topázio, a terceira maior classificação do programa. O reconhecimento destaca municípios que adotam políticas públicas sustentáveis e que demonstram comprometimento com boas práticas de gestão.
O certificado tem validade de dois anos e garante vantagens como condições diferenciadas em produtos e serviços da Caixa, além de reconhecer boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Entre os principais fatores que contribuíram para o desempenho da capital está o programa Brilha Goiânia, responsável por modernizar a iluminação pública com a instalação de mais de 120 mil luminárias de LED em diversos bairros. Segundo a prefeitura, a substituição do antigo sistema gerou uma economia de aproximadamente 65% no consumo de energia, além de melhorar a luminosidade das vias e reforçar a segurança urbana.
“Estamos tornando a cidade mais eficiente e segura, com responsabilidade ambiental e compromisso com o cidadão”, afirmou o prefeito Sandro Mabel sobre o programa.
Mabel celebrou a conquista do selo: “Ficamos felizes em receber esse selo, vamos sempre honrá-lo com, cada vez mais, trabalho. É um reconhecimento e um incentivo”.
O superintendente de Rede da Caixa, Marciano de Freitas, citou na cerimônia que apenas oito municípios goianos contam com essa certificação. “Estamos trazendo a marca Caixa para reconhecer Goiânia. Essa conquista é resultado do trabalho de todos os servidores que cuidam das contas públicas, do meio ambiente e do clima”, enfatizou Freitas.
O secretário de Articulação Institucional e Captação, Júnior Toledo, ressaltou que o selo comprova a qualidade e eficiência das ações da prefeitura. “Nos anos anteriores os requisitos não foram atendidos, mas, agora, sob comando do prefeito Sandro Mabel, estamos no caminho certo”, comparou.
Já a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizania de Freitas, disse que o resultado é fruto da “gestão transparente, que prioriza o atendimento à população”.
Leia mais sobre: Caixa Econômica Federal / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Sustentabilidade / Cidades / Notícias do Estado

