23 de dezembro de 2024
Limpeza urbana • atualizado em 22/04/2024 às 11:04

“Goiânia passa a ter varrição com padrões europeus”, diz o prefeito Rogério Cruz

Como grande novidade está o serviço de varrição mecanizada, com equipamentos importados da Europa
Prefeito Rogério Cruz, apresentou na manhã desta segunda-feira (22), o novo serviço de limpeza urbana, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental). (Foto: Jackson Rodrigues e Jucimar de Sousa).
Prefeito Rogério Cruz, apresentou na manhã desta segunda-feira (22), o novo serviço de limpeza urbana, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental). (Foto: Jackson Rodrigues e Jucimar de Sousa).

O prefeito Rogério Cruz, apresentou na manhã desta segunda-feira (22), o novo serviço de limpeza urbana, que será operado pelo Consórcio Limpa Gyn (Consórcio QC Ambiental), empresa vencedora da licitação realizada pela prefeitura. Como grande novidade está o serviço de varrição mecanizada, com equipamentos importados da Europa. “Goiânia agora passa a ter serviço de limpeza do padrão das principais cidades da Europa”, destacou Rogério.

“Estamos buscando resolver um problema histórico, e colocar nossa cidade como exemplo em limpeza urbana. Goiânia terá o tratamento que ela merece e esperava por décadas”, disse o prefeito Rogério em pronunciamento. Segundo o prefeito, neste momento de transição, a população será informada pela Prefeitura e pelo consórcio Limpa Gyn sobre os horários de coleta e varrição.

O serviço moderno e inédito tem a capacidade de varrer 878 km de vias por dia, com 100% da operação. Segundo Cruz, serão mais de 22 mil km de varrição por mês. Para evitar impacto no trânsito e no comércio local, o serviço será realizado durante a noite e madrugada. Na noite desta segunda já se inicia o serviço de varrição mecanizada nas regiões oeste, leste e norte, onde o prefeito irá acompanhar parte desse trabalho na Avenida Goiás.

Serviço moderno e inédito tem a capacidade de varrer 878 km de vias por dia, com 100% da operação. (Foto: Jackson Rodrigues e Jucimar de Sousa).

Poucas cidades do Brasil têm essa varrição mecanizada, mas quando assumimos o compromisso de que essa gestão seria uma gestão diferenciada, era justamente trazendo inovações. E já há muito tempo nós já vínhamos trabalhando sobre isso.

Rogério Cruz

Em entrevista a Altair Tavares, o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Rodrigo da Mota Bastos, afirmou que nesse primeiro momento, a pasta irá acompanhar para saber como será a dinâmica da nossa atuação dentro dessa varrição mecanizada. “Em seguida, a gente vai definir as ações de acordo com os obstáculos que nós vamos encontrar no dia a dia da varrição mecanizada em Goiânia”, explicou.

O diretor também destacou que a SMM irá atuar fornecendo orientação aos motoristas quanto ao estacionamento em locais destinados a varrição. “É uma mudança de cultura do goiniense. Vamos mudar de uma varrição que era manual para uma varrição mecanizada. Consequentemente, os veículos que estão estacionados na via vão atrapalhar. Nesse primeiro momento o embate será mais de informação”, destacou.

Consequentemente a gente vai tentar colocar na cabeça do goianiense que isso é uma coisa positiva pra nós É algo inovador dentro da prefeitura de Goiânia no qual os caminhões têm uma eficiência muito maior.

Rodrigo da Mota Bastos

Confira o anúncio e entrevista coletiva na íntegra:

Outras melhorias

Além da varrição mecanizada, o trabalho do consórcio inclui coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva e remoção de entulhos. No total, o investimento da prefeitura será de 470 milhões em um contrato de 24 meses, sendo 19 milhões por mês. Com relação à coleta de lixo, a partir desta segunda-feira (22) o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% dos serviços, atuando nas regiões Leste e Norte. 

Em 27 de maio, o consórcio assume 100% da coleta domiciliar da cidade. Para evitar impactos no trânsito e afetar o comércio local, o serviço será realizado durante a noite e madrugada. De início, o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% dos trabalhos. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) permanece com os outros quase 50%, que vão diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio.

Com relação à coleta de lixo, a partir desta segunda (22) o consórcio Limpa Gyn assume 51,11% dos serviços, atuando nas regiões Leste e Norte. Em 27 de maio, assume 100% da coleta domiciliar da cidade. O trabalho de remoção de entulhos ainda contará com pás-carregadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras. “A frota completa será de 128 maquinários para a realização deste serviço”, destacou Rogério.

Comurg

A Comurg continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como, por exemplo, varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A contratação do consórcio segue uma exigência do Ministério Público de Goiás, para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar na capital. “A prefeitura continuará cobrando resultado eficiente por parte da Comurg dos serviços que a companhia continuará prestando para a cidade de Goiânia”, garantiu Rogério. 


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia