05 de dezembro de 2025
Zoonoses • atualizado em 04/11/2025 às 19:26

Goiânia passa a oferecer vacinação antirrábica permanente em 10 pontos da cidade

Com baixa cobertura vacinal, Goiânia adota imunização permanente para evitar casos de raiva em animais e humanos
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na UPAVet. Foto: Divulgação.
A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na UPAVet. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta semana a oferta permanente da vacinação antirrábica para cães e gatos em dez locais da capital. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na UPAVet, na Faculdade de Medicina Veterinária da UFG e nos oito distritos sanitários do município.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso às doses e aumentar a cobertura vacinal contra a raiva, doença que continua sendo uma ameaça à saúde pública.

“A raiva é 100% letal para os animais, causando inflamação grave no cérebro e levando à morte em até sete dias após o início dos sintomas”, explicou. “Para os humanos, também representa uma grave ameaça, com alucinações, paralisia e convulsões. Não podemos correr o risco de reintroduzir o vírus na cidade”, alertou o secretário.

A doença é causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, e pode ser transmitida aos humanos por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados.

Cobertura abaixo da meta

De acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra a raiva em Goiânia é de 51%, enquanto o Ministério da Saúde recomenda 80% de imunização entre cães e gatos. A estimativa é que 215 mil cães e 35 mil gatos vivam atualmente na capital. O superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo, reforça que quem perdeu a campanha anual ainda pode vacinar seus pets.

“Quem não conseguiu levar seu cão ou gato aos mais de 280 pontos durante a campanha agora tem novas chances para proteger seu pet e sua família”, destacou. “O controle da raiva depende da adesão da população à vacina, que é a melhor ferramenta de combate à doença.”

Locais de vacinação

A vacinação está disponível nos seguintes pontos:

  • Centro de Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas
  • Distrito Sanitário Norte: Rua Carijós, 260-402 – Setor Urias Magalhães
  • Distrito Sanitário Sul: Praça C 221, s/n – Jardim América
  • Distrito Sanitário Leste: Avenida Cristóvão Colombo, 136 – Jardim Novo Mundo
  • Distrito Sanitário Sudoeste: Avenida Milão, s/n – Residencial Eldorado
  • Distrito Sanitário Campinas-Centro: Rua 67-A, 221 – Setor Norte Ferroviário
  • Distrito Sanitário Noroeste: Avenida do Povo, Qd. 81, Lote Área – Jardim Liberdade
  • UPAVet: Avenida José Martins Guerra, s/n – Jardim Balneário Meia Ponte
  • Hospital Veterinário da UFG: Avenida Esperança – Campus Samambaia

Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado