A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou vacinação de reforço da bivalente em idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. A iniciativa acontece a partir da medida que segue a Nota Técnica n°83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira (5), após identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no país, a JN.1 e JG.3.
Com efeito, pessoas acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, que tenham recebido a última dose da bivalente há 6 meses ou mais podem procurar a vacinação de reforço. O imunizante está disponível em 72 postos de vacinação na capital.
Apesar de ainda não haver registro de casos com as novas sublinhagens do vírus em Goiás, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, destaca a importância da vacinação de reforço. “Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais vulneráveis, portanto, em caso de infecção, esse reforço aumenta a proteção das pessoas, evitando que desenvolvam as formas mais graves da doença”, explica.
A vacinação ocorre em todas as 72 salas de vacina do município. Nos finais de semana e feriados, as doses seguem sendo disponibilizadas em quatro locais: no Centro Municipal Vacinação (CMV) e nos Ciams Urias Magalhães, Dr Domingos Viggiano (no Jardim América) e Novo Horizonte. A lista completa dos locais de vacinação pode ser acessada no site da Saúde de Goiânia.
Confira as unidades que disponibilizam salas de vacinas aos finais de semana e feriados:
- Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico
- Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, s/n, Setor Urias Magalhães
- Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n, Setor Novo Horizonte
- Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, s/n, Setor Jardim América
Leia mais sobre: SMS Goiânia / vacina bivalente / Cidades