A Prefeitura de Goiânia inicia, neste sábado (03), a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 a partir das 10h na Escola Municipal Bom Jesus, Praça George Washington, 399, Novo Mundo. A vacinação de cães e gatos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meigo da Diretoria de Vigilância em Zoonoses, será dividida nos sete Distritos Sanitários, e ocorrerá durante quatro sábados consecutivos, sempre das 08h às 17h, com encerramento no dia 24 de setembro.
O último caso de raiva canina foi registrado na capital em 2000, e de raiva humana, em 1999. Em 2022, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante de raiva em morcego. Um caso foi na chácara Recreio Samambaia, Região Norte, e o outro no Setor Novo Planalto, Região Noroeste. No Novo Planalto, também foi registrado um caso de raiva em morcego.
Acesse o link e confira os locais de vacinação dos pets nos quatro sábados.
O prefeito Rogério Cruz conclama os moradores de Goiânia que possuem cães e gatos para que aproveitem a campanha e coloquem a vacinação em dia. “O último caso de raiva humana que tivemos foi há 23 anos, e raiva animal, há 22, mas a doença não está erradicada. Precisamos manter nossos animais protegidos, e nós também, para isso, eles precisam tomar a antirrábica uma vez ao ano. Vamos todos abraçar essa causa”, convida.
Goiânia tem, hoje, entre cães e gatos, uma população estimada de 210 mil animais. “Nossa meta é vacinar pelo menos 80% desses animais, para isso, vamos disponibilizar dezenas de pontos de vacinação, todos os sábados, sempre em dois Distritos Sanitários. Estamos empenhados nesta campanha porque sabemos o quanto é importante. Em julho deste ano, o Distrito Federal registrou o primeiro caso de raiva humana depois de 44 anos, não podemos brincar com algo tão sério. Precisamos vacinar nossos animais de estimação”, ressalta Durval Pedroso.
O diretor de Vigilância e Zoonoses, Murilo Reis, alerta para as formas de contato. “A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados, como de animais silvestres. Morcegos, cavalos e vacas também podem ser fontes de transmissão”, explica. “Tanto em animais, quanto em humanos, a doença é caracterizada por sintomas neurológicos, com multiplicação do vírus no local da lesão e, posteriormente, migrando para o sistema nervoso e outros órgãos, principalmente para as glândulas salivares”, pontua Murilo Reis.
“No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão para, em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento”, informa Murilo.
Cronograma de vacinação antirrábica
Dia 03/09 – Distrito Sul e Distrito Leste (94 pontos de vacinação)
Dia 10/09 – Distrito Campinas/Centro e Distrito Norte (106 pontos de vacinação)
Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação)
Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação)
Índice de vacinação nas últimas campanhas
2019: Não houve campanha de vacinação antirrábica por falta de fornecimento de vacina por parte do Ministério da Saúde.
2020: 58.435 (36,59%) – campanha prejudicada pela pandemia, nem mesmo foi estipulada uma meta.
2021: 126.031 animais vacinados, sendo 109.644 cães e 16.387 gatos – (73,21% da meta foi alcançada).
Acesse o link e confira os locais de vacinação dos pets nos quatro sábados.