Goiânia conquistou, nesta quarta-feira (13), o 1º lugar na categoria “Destaques do Ranking do Saneamento de 2025 com foco em capitais”, durante a cerimônia de entrega do 9º Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico, realizada em São Paulo. O anúncio foi feito no evento promovido pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (Ceisa-FGV).
O prefeito Sandro Mabel participou da premiação e destacou a importância da parceria entre município, Estado de Goiás e Saneago. “Goiânia é uma cidade que, junto com o Estado de Goiás, estabeleceu o compromisso de alcançar a eficiência. E essa colaboração com a Saneago também conta com uma regulação eficiente”, afirmou. O gestor ressaltou ainda que a administração está se preparando para implementar ações de recarga do lençol freático e aproveitamento de águas pluviais, com estudos voltados para garantir o abastecimento até 2070.
O prêmio reconhece os esforços de municípios que se destacam na infraestrutura de saneamento básico, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Sinisa). Entre as capitais brasileiras, Goiânia se destaca como a única cidade a figurar entre as dez melhores em serviços de tratamento de água e esgoto. Atualmente, 99,62% da população da capital goiana tem acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário. Além disso, a cidade apresenta apenas 12,7% de perdas na distribuição de água, o melhor índice entre as capitais, e 75,1% de tratamento de esgoto.
Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o reconhecimento é fruto do trabalho de cinco mil colaboradores e de investimentos planejados ao longo dos anos. “Resultado de muito planejamento e investimentos contínuos. Os atendimentos foram universalizados muito antes de 2033, prazo previsto no Marco Legal de Saneamento. Hoje, nosso foco é a segurança hídrica”, destacou, ressaltando que a premiação consolida a Saneago como referência em excelência na prestação de serviços de saneamento.
Leia mais sobre: Goiás / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Saneago / Cidades / Notícias do Estado
