No dia 31 de maio de 2017, Goiânia e 35 municípios goianos deverão finalizar o processo de migração das transmissões analógicas para novo padrão, que é mais moderno, o digital. O desligamento do sinal analógico deverá seguir as determinações da Agência Nacional de Telecomuniações (Anatel) e da portaria 378, do Ministério das Comunicações.
Os municípios são: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Americano do Brasil, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Cezarina, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Teresópolis de Goiás e Trindade.
“Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico”, afirmou o diretor geral da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto.
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 Mhz para que seja ampliada a oferta de internet 4G na região. A frequência oferece mais estabilidade e alcance do serviço. O processo de migração para TV digital poderá trazer ao PIB brasileiro um incremento de US$ 5 bulhões e a geração de mais de quatro mil empregos.
As vantagens da TV digital estão na qualidade da imagem e do som. Também são ofertados recursos interativos, conteúdos adicionais, informações de bastidores, galerias de imagens do programa, previsão do tempo e notícias em texto, gratuitamente.
Rio Verde
Rio Verde foi a primeira cidade goiana a fazer a migração, que foi concluída em março deste ano. O trabalho de desligamento do sinal analógico foi realizado em oito meses.
Leia mais:
- Facebook está abrindo espaço para transmissão de futebol
- Sinal da TV Analógica será desligada em 9 cidade goianas em 2016 e em Goiânia em 2017
- Conversor da TV digital para inscritos do Cadastro Único, em Rio Verde, não tem interatividade
Leia mais sobre: Cidades