10 de agosto de 2024
RESULTADO POSITIVO

Goiânia é eleita a segunda cidade mais sustentável do Centro-Oeste

No levantamento, Goiânia ficou atrás apenas de Brasília e foi seguida de Cuiabá, Itumbiara e Rio Verde
Para a pesquisa, foram considerados 40 indicadores. (Foto: Smart City Expo)
Para a pesquisa, foram considerados 40 indicadores. (Foto: Smart City Expo)

Um levantamento realizado pela Bright Cities, do Ranking Cidades Sustentáveis entre os municípios do Centro-Oeste, aponta que Goiânia é o segundo município mais sustentável da região, ficando atrás apenas de Brasília. Para a pesquisa, foram considerados 40 indicadores que compõem o International Organizations for Standardization (em tradução livre, Organização Internacional de Normalização) 37.120.

Segundo o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), os trabalhos de diversas áreas da administração contribuíram para eleger Goiânia como a segunda cidade mais sustentável do Centro-Oeste. “Ficamos em segundo lugar entre municípios da Região Centro-Oeste, mas estamos trabalhando para se tornar mais sustentável, com milhões de árvores plantadas. Para isso, a Prefeitura está aberta a projetos de sustentabilidade e está empenhada em melhorar cada vez mais. Fico feliz com esse reconhecimento porque sei que é resultado de um trabalho desenvolvido por todos nós, Poder Público e população”, afirmou.

Ranking Cidades Sustentáveis

De acordo com o Ranking Cidades Sustentáveis, Goiânia é seguida por Cuiabá, Itumbiara e Rio Verde, entre os 219 municípios com mais de 100 mil habitantes que foram analisados. Os indicadores foram divididos em cinco pilares, sendo eles prosperidade; gestão; bem-estar; segurança e infraestrutura; e serviços básicos.

Alguns projetos de Goiânia foram avaliados para que a capital atingisse a posição no ranking, como por exemplo os avanços no transporte público, com utilização de tecnologia para implantação de cartões diferenciados no sistema. Foi considerado também o plantio de mais de 380 mil mudas de árvores desde 2021, com programas como o ArborizaGyn e o Rearboriza Goiânia, além do Programa Disque-Árvore, que plantou mais de 9 mil mudas.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Cidades

Comentários