04 de dezembro de 2025
Mobilidade • atualizado em 10/09/2025 às 19:21

Goiânia é a primeira capital do Brasil a adotar metronização no transporte coletivo

Tecnologia reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus nos trechos metronizados
Goiânia é a primeira capital a implantar a metronização no transporte coletivo. (Foto: Jucimar de Sousa).
Goiânia é a primeira capital a implantar a metronização no transporte coletivo. (Foto: Jucimar de Sousa).

A inovação no transporte coletivo coloca Goiânia em destaque nacional. Reportagem publicada nesta quarta-feira (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que a capital goiana é a primeira do país a adotar o conceito de metronização, tecnologia que garante prioridade aos ônibus no tráfego urbano por meio da abertura automática de semáforos.

Segundo a publicação, a medida já reduziu em 30% o tempo das viagens nos corredores do BRT, trazendo mais conforto e qualidade aos usuários. A tecnologia, inédita no Brasil, utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e integração semafórica, o que assegura trânsito livre para os ônibus em até 90% do percurso.

“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, destacou o prefeito Sandro Mabel.

Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Francisco Tarcisio Ribeiro de Abreu, o sistema aplicado nos corredores cria um verdadeiro “metrô sobre rodas”. “O objetivo é aumentar a velocidade operacional dos ônibus, reduzir atrasos e tornar o transporte coletivo mais eficiente e atrativo para a população”, explicou.

Nos trechos já beneficiados pela metronização, ônibus que antes paravam entre cinco e seis vezes a cada dez cruzamentos agora conseguem completar o percurso com, no máximo, uma parada. O resultado foi um salto na velocidade média das viagens de 15 km/h para 22 km/h, com meta de chegar a 25 km/h.

Atualmente, a tecnologia está em funcionamento no trecho entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, além do corredor que liga o Terminal Isidória à Praça Cívica. O próximo trecho a receber a inovação será o de 6 km entre a Praça da Bíblia e a Praça A, previsto para entrar em operação até o fim do segundo semestre.

A meta da gestão municipal é implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores de ônibus nos próximos quatro anos, consolidando Goiânia como referência em mobilidade urbana inteligente no país.


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