20 de dezembro de 2024
Cidades

Goiânia atrai investidores do setor imobiliário


A capital do estado de Goiás, tem atraído diversos investidores do mercado imobiliário de outros estados do país. A grande maioria desses compradores são dos estados do Mato Grosso, Tocantins, São Paulo e do Distrito Federal. O baixo valor do metro quadrado e as ótimas infraestruturas em ensino e saúde, são os principais atrativos de Goiânia para investidores de imóveis de fora do estado.

De acordo com o coordenador de vendas da Queiroz Silveira Incorporadora, Edmilson Borges, em média 10% dos seus clientes são de fora do Estado. “A maioria desses investidores em imóveis vindos de fora é do Tocantins e do Distrito Federal”, revela. Segundo ele, os clientes de Brasília, em sua grande maioria, investem aqui para locação, já que no DF o metro quadrado é bem mais caro do que em Goiânia. “Isso faz com esse tipo investimento seja bem mais vantajoso na nossa capital. Já os investidores do Tocantins são pessoas que têm uma ligação familiar ou de negócios mito forte com Goiás. Afinal, durante anos esses dois Estados eram um só”, lembrar Edmilson.

Muitas famílias vem do sul do Pará, Mato Grosso e Tocantins para buscar em Goiânia uma boa faculdade para o filho ou também um ponto de apoio para algum tipo de tratamento de saúde, já que Goiânia é referência nessa área também.

Economia

Goiânia está no centro logístico do país, portanto há uma forte movimentação do agrobusiness que faz com que muitas empresas, inclusive multinacionais, abram filiais em nossa capital.

Goiânia é a segunda cidade que mais atrai migrantes no Brasil, segundo dados do Atlas do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficando atrás apenas de Brasília (DF). O diretor da Urbs-Rt Lançamentos Imobiliários, Ricardo Teixeira, ressalta que, apesar do cenário de recessão, a demanda por profissionais qualificados continua e muitas grandes empresas no Estado optam por recrutar currículos de fora. Uma pesquisa recente da Fundação Dom Cabral apontou que pelo menos 49% das empresas têm vagas, mas não encontraram profissionais qualificados.  

Investidores do interior do estado 

Outro público fiel em investimento no mercado imobiliário da capital são os moradores do interior do Estado. Entre as cidades de origem dos compradores estão: Anápolis, Caldas Novas, Cristalina, Goianira, Jataí, Minaçu, Niquelândia, Piracanjuba e Senador Canedo. Destes investidores: 20% compraram o imóvel na capital como forma de investir seu dinheiro, 30% para os filhos morarem e outros 30% como a realização de um sonho.


Leia mais sobre: Cidades