13 de dezembro de 2025
NOVIDADE

Goiânia amplia app Prefeitura 24h e libera agendamento de consultas direto pelo celular

Nova funcionalidade promete agilizar atendimentos e facilitar o acesso à atenção primária na capital, mas reduzir faltas ainda é desafio
Prefeito anunciou nova funcionalidade do app na Câmara Municipal - Foto Altair Tavares DG
Prefeito anunciou nova funcionalidade do app na Câmara Municipal - Foto Altair Tavares DG

A prefeitura de Goiânia aumentou as funcionalidades do aplicativo Prefeitura 24h e agora ele também poderá ser utilizado para a marcação de consultas, seguindo as mesmas áreas ofertadas anteriormente para o agendamento: clínico geral, pediatra, ginecologista e cirurgião-dentista na rede de atenção primária do município. Entre os objetivos estão: dar mais agilidade e também reduzir o não-comparecimento sem aviso.

Ao lançar a inclusão do serviço no aplicativo, o prefeito Sandro Mabel (UB) reclamou que os pacientes agendados não aparecem em 70% das consultas agendadas. Ele lembrou que, ao não desmarcar, o paciente agendado impede que outra pessoa possa ser atendida, gerando ineficiência na oferta das consultas médicas.

43 mil faltaram no primeiro semestre do ano

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que, apenas no 1º semestre de 2025, 43 mil pessoas com consultas médicas agendadas deixaram de comparecer às unidades de saúde.  Para Mabel, a melhoria no sistema de agendamento vai mudar esse cenário.

“O sistema é que não é bom. Então a pessoa às vezes tenta desmarcar e é difícil para ela desmarcar, aí ela acaba desistindo e abandona e pronto. Quem que é prejudicado? Aquele que precisou de uma consulta e não conseguiu marcar porque já estava tudo ocupado e chega no dia, o médico fica sem fazer as consultas”, apontou Mabel.

O Diário de Goiás questionou porque foi necessário o ajuste no aplicativo Prefeitura 24h – lançado ainda na gestão do ex-prefeito Íris Rezende, em 2019 -, e a informação é de que ele ficou “praticamente quatro anos descontinuado”, e perdeu sua funcionalidade por falta de uso.

Como baixar

O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, orientou os usuários a buscarem o aplicativo Goiânia 24h, tanto na Apple Play Store, quanto no Google Play. É um aplicativo só que concentra grande parte do serviço da Prefeitura. 

O que foi feito foi ampliar as funcionalidades iniciais. “É uma jornada que começa com o aplicativo que já funciona há um certo tempo. Foi construído esse módulo para atender essa emergência que é o agendamento, mas é uma jornada digital que ela tende a evoluir absurdamente”, observou.

Resolver confirmação só em 2026

Entretanto, no primeiro momento, segundo ele, o problema da confirmação do agendamento ainda não será resolvido por meio da nova funcionalidade.

“A confirmação é um processo que está sendo construído nessa nova jornada de transformação digital da Prefeitura. Ela não vai sair agora porque ela é um pouco mais complexa, mas a ideia é que você tenha multicanais orquestrando e organizando a agenda do cidadão para que ele possa consumir o serviço e lembrá-lo, às vezes, de um agendamento desses. Tem muito impacto quando o cidadão faz o agendamento e, por qualquer motivo, ele esquece disso”, afirma o secretário.

Segundo ele, a intenção é que o sistema ajude a lembrar os pacientes dos seus agendamentos. “Isso vai ser de maneira ativa. A Prefeitura vai provocar esse cidadão para que ele possa fazer essa confirmação. Mas não é agora. Isso é uma jornada de transformação que deve acontecer ao longo do tempo de 2026”, confirma.

Pacientes de outras cidades

Não será proibido a uma pessoa de outra cidade utilizar o CPF dela, baixar o aplicativo e se cadastrar para as consultas sem necessidade até de comprovar endereço, admite o secretário. “Ela vai também ter o acesso ao Serviço da Saúde porque Goiânia acaba abraçando essa população satélite. Então é só fazer o cadastro e ter acesso a todos os serviços da saúde”, argumenta Fábio Christino.

Chamado de Mais Saúde Goiânia, o serviço de agendamento de consultas disponibilizado no aplicativo Prefeitura 24h foi lançado por Mabel na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia. As consultas estarão disponíveis na rede de atenção primária do município, composta por mais de 100 unidades de saúde.

Agendamento já está disponível

O aplicativo já foi ajustado para iniciar o serviço nesta segunda-feira, mas continuam funcionando o 0800 e também o WhatsApp para o mesmo serviço. O aplicativo vai usar georreferenciamento para ajudar o usuário a localizar a consulta mais próxima do local desejado.

A rede de atenção básica de Goiânia oferta, mensalmente, entre 28 a 30 mil consultas e é a porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Goiânia / Saúde