05 de dezembro de 2025
Gabinete de crise • atualizado em 24/09/2025 às 09:00

Goiânia ainda contabiliza estragos após temporal; vias seguem interditadas

Equipes da Prefeitura seguem mobilizadas em caráter emergencial para liberar vias, retirar árvores caídas e reduzir os impactos da chuva que superou em 1h30 o volume esperado para todo o mês de setembro
Prefeito Sandro Mabel acompanhou pessoalmente os trabalhos e acionou, ainda durante a chuva, o Gabinete de Crise. Foto: Alex Malheiros.
Prefeito Sandro Mabel acompanhou pessoalmente os trabalhos e acionou, ainda durante a chuva, o Gabinete de Crise. Foto: Alex Malheiros.

As equipes da Prefeitura de Goiânia seguem em operação em todas as regiões da capital nesta quarta-feira (24), atuando no reestabelecimento de vias e na reparação dos danos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (23). O prefeito Sandro Mabel acompanhou pessoalmente os trabalhos e acionou, ainda durante a chuva, o Gabinete de Crise, direcionando equipes emergenciais para atender as ocorrências registradas.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o temporal teve duração de aproximadamente 1h30, com registros de granizo e volumes de até 78 mm em alguns bairros, valor acima da média esperada para todo o mês de setembro em Goiânia, que era de 52,8 mm. As rajadas de vento chegaram a 35 km/h. Entre as áreas mais atingidas estão os setores Sul, Leste e bairros como Cidade Jardim, Jardim América, Pedro Ludovico e Setor Oeste.

Vários semáforos ainda estão sem funcionar em Goiânia; no Centro, Campinas e até na Avenida Goiás, o trânsito segue prejudicado.

Ocorrências e resposta emergencial

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) registrou, até as 19h de terça-feira, 23 ocorrências de árvores caídas, especialmente nas regiões Sul e Leste. Equipes continuam mobilizadas na remoção de troncos e galhos para liberar vias e reduzir transtornos à população. Também foi necessária a utilização de máquinas pesadas e caminhões para retirada de terra, cascalho e entulhos do transbordo da Marginal Botafogo, além de escombros provocados pela queda de um muro na mesma região.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) atua na desobstrução de bocas de lobo, limpeza de ruas e reparos emergenciais. Apenas em 2024, a Seinfra já realizou a limpeza de 24.330 bocas de lobo, 79.444 metros de ramais, 401 poços de visita e 678 bueiros, retirando 3.555 toneladas de entulhos, ações que, segundo a pasta, reduzem significativamente os impactos no período chuvoso.

Trânsito e interdições

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) interditou trechos da Marginal Botafogo e ruas em diferentes bairros. Confira a situação:

Marginal Botafogo

  • Sentido Sul–Norte (Pedro Ludovico – Centro): desvio pela alça de acesso à Avenida Jamel Cecílio.
  • Sentido Norte–Sul (Centro – Pedro Ludovico): desvio pela alça lateral que acessa a Avenida Jamel Cecílio ou a Avenida 136.
  • Alameda Botafogo / Ponte 243 – sentido Norte–Sul: tráfego desviado pela Rua 3, em direção ao Centro.

Outras interdições

  • Rua 20 (Centro): interditada totalmente por queda de fiação elétrica.
  • Rua 12 com Rua 6 (Conjunto Castelo Branco): bloqueada devido à queda de árvore e fios.
  • Avenida Vera Cruz (Setor Guanabara): Após o rompimento da adutora da Saneago o trânsito está parcialmente liberado.

Prefeitura mantém alerta

A gestão municipal reforça que permanece em atuação preventiva e de resposta rápida para reduzir os impactos das chuvas. “Nosso trabalho é contínuo e tem como prioridade preservar vidas e restabelecer a normalidade o quanto antes”, destacou o prefeito Sandro Mabel durante visita às frentes de serviço.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado