13 de dezembro de 2025
PESQUISA • atualizado em 01/12/2025 às 06:07

Goiânia: 66,89% dos goianienses avaliam gestão Mabel melhor do que Rogério Cruz

Resultado da eleição de 2024 provocou mudança na gestão e na visão do eleitor sobre o responsável pela administração da cidade
Mabel inicia o mandato provocando mudanças e ajustes no primeiro ano e já é percebido como melhor gestor do o anterior, Rogério Cruz (foto divulgação)
Mabel inicia o mandato provocando mudanças e ajustes no primeiro ano e já é percebido como melhor gestor do o anterior, Rogério Cruz (foto divulgação)

A opinião dos goianienses, em novembro de 2025, já apontou uma considerável diferença dos eleitores da cidade na gestão do prefeito Sandro Mabel (UB) em relação à administração anterior de Rogério Cruz, revela levantamento de dados feita pela Diário de Goiás Pesquisas. Para 66,89% dos moradores da capital a atual administração é bem melhor (23,50%) e melhor (43,39%) do que a passada.

Outros 17,41% avaliaram que Mabel é pior do que Cruz enquanto 8,85% disseram que é bem pior. Já 6,85% não souberam opinar.

É fato que a administração anterior encerrou ao final de 2024 com avaliação mais negativa do que positiva. Havia um sentimento na cidade de que a prefeitura de Goiânia não dava segurança ao goianiense sobre a qualidade de vida e os serviços prestados para a população.

O fato refletiu na votação do candidato Rogério Cruz que conseguiu apenas 3,14% dos votos válidos e apenas 21.616  votos válidos.

Após 10 meses de gestão, Sandro Mabel consegue uma avaliação que revela uma mudança na percepção dos eleitores sobre a administração da prefeitura de Goiânia. Ao mesmo tempo, o percentual de 66,89% de avaliação de melhorias em relação à gestão passada indica que a expectativa dos eleitores é de que a responsabilidade do atual prefeito é consolidar projetos que indiquem consonância com o que quer o eleitor.

Por outro lado, há uma boa parcela de 26,26% dos eleitores para conquistar. Ou, pelo menos reduzir esse percentual, afinal conseguir que a totalidade dos eleitores pensem da mesma forma é inalcançável.

Melhoria nos serviços de limpeza

Nos primeiros dez meses, um dos fatores que certamente ajudou na imagem do prefeito é a melhora nos serviços de limpeza feitos pela COMURG e pelo Consórcio Limpagyn  de forma terceirizada.

Não foram poucos os momentos, neste período que o prefeito ressaltou que aumentou a cobrança pela melhoria dos serviços da empresa contratada. Além disso, Mabel aponta um profundo ajuste na estrutura de administração da companhia de urbanização.

Metodologia.

Foram entrevistadas 1099 pessoas maiores de 16 anos, moradores de Goiânia, entre 01 e 25 de novembro, por telefone e internet entre leitores do Diário de Goiás, distribuídos proporcionamente pelas regiões da cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.


Leia mais sobre: / / / Goiânia