Cinemas, teatros e demais atividades culturais ganharam permissão para voltar a funcionar em Goianésia. A autorização veio por meio de decreto assinado pelo prefeito Renato Castro e publicado nesta sexta-feira (4).
Os estabelecimentos deverão seguir normas sanitárias, como disponibilização de álcool 70% na entrada. O distanciamento deve ser garantido nas poltronas, com a inutilização de uma fileira de cadeiras de forma intermitente. A distância de segurança também deve ser observada nas filas de entrada e de compra de ingressos, que é preferencialmente online.
O decreto também estabelece que todos que estiverem em cinemas ou teatros só podem permanecer de máscara. Aparelhos de ar condicionado e as cadeiras devem ser constantemente higienizadas. Comercialização, distribuição ou uso de bebidas alcoólicas em qualquer uma das atividades está vedada.
O documento permite também atividades como festas de aniversário e casamento, desde que o protocolo de segurança sanitária da Secretaria Municipal de Saúde seja observado. O período para realização de velórios em Goianésia foi ampliado para quatro horas.
Bares, restaurantes e congêneres, que poderiam receber clientes até 23h, agora tiveram o horário ampliado para 23h59, com uma hora de tolerância, sem atendimento a novos clientes.
No boletim mais recente, Goianésia tinha 1.989 casos de Covid-19 confirmados, com 1.507 pessoas recuperadas e 40 mortes. Os pacientes com o vírus ativo são 442.
Leia mais sobre: Cinema / Coronavírus em Goiás / Goianésia / Cidades / Destaque 2