São Paulo, 15 (AE) – No Gmail, o combate ao spam é extremamente eficiente. Segundo um post no blog oficial do e-mail do Google, menos de 0,1% das mensagens na caixa de entrada são indesejadas e apenas 0,05% vão para a caixa de spam por causa de algum tipo de engano. Ou seja, o problema com spam é baixíssimo.
Os funcionários do Google, porém, ainda não estavam satisfeitos. Foi anunciado que a partir de agora o filtro contará com uma base de inteligência artificial. Assim, ao invés de utilizar apenas o antigo algoritmo, o sistema será alimentado com vários exemplos de e-mails indesejados ou propagandas. Assim, ele conseguirá identificar com mais eficiência o que é spam e o que não é. Inclusive o spam que se passa por um contato poderá ser identificado.
Além disso, a ajuda do usuário passa a ser essencial para alimentar a inteligência artificial. Ao marcar um e-mail como spam ou informar que algo que está na caixa de e-mails indesejados é, na verdade, algo interessante ou importante, a pessoa estará auxiliando no aperfeiçoamento dessa rede. Erros, então, serão ainda menos frequentes.
O interessante é que, ao alimentar o sistema, o usuário estará ajudando a personalizar a caixa de entrada. “Com avanços em aprendizado de máquina, o filtro de spam agora consegue refletir sobre essas preferências individuais”, segundo Sri Harsha Somanchi, gerente de produto do Gmail.
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