07 de agosto de 2024
Turnê internacional

Giro 8 Cia. de Dança vai ao Panamá, Cuba e Bolívia com apresentação contemporânea goiana

Segundo os coordenadores, em seus 12 anos de história o grupo sempre esteve comprometido em difundir a dança produzida em Goiás dentro e fora do nosso território
Dançarinos da Giro 8. Cia de Dança. (Foto: Layza Vasconcelos)
Dançarinos da Giro 8. Cia de Dança. (Foto: Layza Vasconcelos)

A Giro 8. Cia de Dança parte nesta quarta-feira (17) para uma significativa excursão internacional, carregando consigo não apenas sua arte, mas também uma trajetória de doze anos de dedicação. Esta companhia de dança contemporânea embarca em sua primeira turnê por três países da América Latina: Panamá (18 a 21 de abril), Cuba (23 a 25 de abril) e Bolívia (9 a 11 de maio).

Durante essa jornada, eles apresentarão o espetáculo mais recente da companhia, intitulado “Começaria Tudo Outra Vez”, e ainda conduzirão oficinas e debates sobre a dança brasileira. O projeto Giro8 em Trânsito 2ª edição, que promove essa circulação internacional, recebe apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, administrada pelo Governo de Goiás por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

No Panamá, o elenco brasileiro será apresentado ao público do 13º Festival Internacional de Artes Escénicas de Panamá (FAE). Em Cuba, será a vez de estrearem no 28º Festival Internacional de Dança em Paisajes Urbanos: Habana Vieja Ciudad en Movimiento. E na Bolívia, o palco será o do festival de dança Proyecto mARTadero, em Cochabamba.

Segundo os coordenadores, em seus 12 anos de história o grupo sempre esteve comprometido em difundir a dança produzida em Goiás dentro e fora do nosso território. A proposta de realizar uma nova circulação fora do Brasil é uma ação que perpassa o desejo de que o Brasil siga sendo reconhecido como esse celeiro de produtos culturais de excelência, também nas linguagens contemporâneas da dança. Lembrando que em 2022 a Companhia já havia feito uma grande turnê pelo México, além de se apresentar na Turquia.

Nesse quesito, Joisy Amorim, que é coreógrafa e fundadora da Giro 8, comenta: “Nosso grupo tem o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso aos bens artístico-culturais que são produzidos em Goiás, em âmbito nacional e internacional, e isso parte, inclusive, das diretrizes do Plano Nacional de Cultura. Então, o que fazemos é trabalhar pela aproximação das pessoas às artes de modo em geral, cuidando dessa diversidade de experiências estéticas e artísticas.”

“Em nossa região, somos uma companhia de dança profissional que se mantém constantemente em atividade. Temos grandes trabalhos artísticos sendo produzidos por aqui, mas a maior parte dos outros grupos têm trabalhado por meio de projetos temporários, ligados a programas públicos de repasses de recursos destinados à cultura. Nós, felizmente, temos conseguido trabalhar com essa continuidade de nossas atividades. E isso é fruto de um esforço coletivo”, completa ele.

Portanto, a Giro 8 Cia. de Dança, com 12 anos de fundação, tem sido uma peça fundamental na cena artística de Goiás. Com um quadro de mais de uma dezena de profissionais que recebem mensalmente por suas funções, a companhia contribui diretamente para a cadeia produtiva da dança e das artes no estado, gerando trabalho e renda a estas pessoas.

“Começaria Tudo Outra Vez”, o amor na voz de Maria Bethânia

Concebida e dirigida por Joisy Amorim, o espetáculo celebra a essência do amor, traçando sua jornada desde as reflexões filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles até as discussões e conceitos mais contemporâneos, imersos na complexidade das relações humanas.

Com uma trilha sonora envolvente, composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia, o espetáculo revela as múltiplas faces e nuances desse sentimento, em suas manifestações de Eros, Filia e Ágape.

Um cenário concebido através de diversas folhas se papel é elevado a protagonista cênico, tornando-se não apenas uma metáfora da escrita, mas também da delicadeza, tanto da matéria quanto do sentimento.

Ficha técnica Giro 8 Cia. de Dança

Direção Artística e Coreógrafa: Joisy Amorim

Produção Musical: Cleyber Ribeiro

Produção Internacional e Turnês: Marcelo Damián Zamora

Produção e Redes Sociais: Giovanna Faleiro

Cenografia e Vídeo Mapping: Paulinho Pessoa

Figurinos: Ana Maria Medonça, Conceição Silva e Pedro Bittencourt

Desenho de Iluminação: Sérgio Galvão

Elenco: Bruna Alecrim, Letícia Xavier, Yasmin Rodrigues, Léo Molina, Phelippe Mor e Tiago Ferreira

Ensaio e Aulas de Contemporâneo: Érica Bearlz

Mestre de Ballet: Tassiana Stacciarini

Gestão Financeira: Igor Maciel

Fotografia: Layza Vasconcelos

Professor de Pilates: Francis Muller

Professor de Gyrokinesis: João Paulo Gross

Parceiros: @wave.studioo_ @allegrodanca @studiobalancegyn


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Comentários