A atriz Giovanna Ewbank revelou, em seu podcast “Quem pode, pod”, que seu filho Bless, de 8 anos, foi diagnosticado com Síndrome Sensorial. Em conversa com Fernanda Paes Leme e com o apresentador Manoel Soares, a apresentadora se emocionou ao contar que a condição de seu filho faz com todos os seu sentidos sejam potencializados.
Ewbank chorou enquanto falava sobre o assunto, pois se sentiu culpada por pensar, em algum momento, que pudesse ser “frescura” do filho. “Quando ele passava pela cozinha, falava ‘Ai que cheiro forte’, e eu falava ‘Para com isso, para de frescura, é só o cheiro da cebola'”. “Ele pisava na grama e falava ‘Me tira daqui, não quero pisar na grama'”.
A atriz chegou a acreditar, inclusive, que por se mostrar aéreo em várias situações, o filho poderia ter algum grau de autismo. Mas depois de inúmeras consultas com diferentes profissionais que negaram o autismo, uma médica diagnosticou a síndrome sensorial na criança: “Ele ouve mais que nós todos, ele sente mais, o tato, que nós todos, ele sente mais cheiro do que todos”. “Quando eu tive o diagnóstico, foi uma culpa absurda”, completou.
Giovanna Ewbank, que é esposa do também ator Bruno Gagliasso, com quem tem mais dois filhos, Titi e Zyan, ainda explicou que, para haver uma convivência adequada com a condição de Bless, foi necessário muito entendimento, observação e adaptação, tanto dela quanto do marido.
A apresentadora do podcast reforçou que o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) é também muito comum em crianças com Síndrome de Asperger, mas que não é o caso do filho. “Hoje o Bless vive com essa síndrome sensorial maravilhosamente bem”, disse a atriz, que por fim, alertou para que os pais “vasculhem” para conhecer melhor seus filhos e identificar condições como a de Bless.
Leia mais sobre: Variedades