A geração de empregos e o desenvolvimento econômico foram as principais prioridades listadas pelos candidatos a prefeito de Anápolis. Sete dos oito prefeitáveis que responderam ao questionamento citaram, entre outras coisas, a preocupação com o fortalecimento da economia no município.
O único candidato que não respondeu à reportagem do Diário de Goiás sobre suas prioridades foi Valeriano Abreu (PSL).
Para Delegado Federal Humberto Evangelista (PSD), Josmar Moura (PRTB) e Márcio Corrêa (MDB), a geração de emprego e renda são pontos fundamentais do plano de governo.
O pessedista tem a proposta de criar o Banco Municipal de Anápolis para buscar investimentos e oferecer linhas de crédito a micro e pequenos empresários. Moura defende uma política voltada à atração de empresas e parceria com o sistema de ensino da cidade para qualificar mão de obra. Por fim, o candidato emedebista promete “desburocratizar a máquina e fazer uma auditoria nas contas públicas” para facilitar a chegada de investidores. Outros candidatos citaram o tema em conjunto com outras prioridades.
A preocupação com a saúde também é latente e foi citada por sete candidatos. José de Lima (Patriota) afirmou que, se eleito, construirá um novo hospital municipal, com foco em atendimento à população carente. Os demais também ponderaram que é preciso investimentos na saúde.
Também apareceram, entre os oito candidatos que responderam ao questionamento, prioridades nas áreas de moradia, educação, assistência social e mobilidade urbana, além de políticas de desburocratização.
Veja as respostas dos candidatos (por ordem alfabética) na íntegra
Antônio Gomide (PT)
Qualidade de vida passa diretamente pelo conforto e segurança para as pessoas. É fundamental que elas tenham acesso à saúde e educação gratuita e de qualidade o mais próximo da casa delas. Foi isso que fizemos em nossa passagem pela prefeitura: construímos CMEIs e Unidades Básicas de Saúde em todas as regiões a fim de diminuir as distâncias. Também descentralizamos o esporte e a cultura levando para os bairros.
Queremos ampliar, portanto, este conceito de gestão, atendendo os bairros e as regiões. Somente o asfalto para todos pavimentou 106 bairros de Anápolis levando valorização, segurança e conforto para todos.
No desenvolvimento econômico, geramos emprego e renda criando quatro Centros de Formação – um em cada região – com o objetivo de qualificar o trabalhador facilitando seu acesso às vagas de emprego.
Criamos o Anápolis aCredita, facilitando o crédito para microempreendedores e o Salão de Negócios, permitindo a comercialização dos produtos destes microempresários.
Àqueles que não tinham onde morar ou moravam sob o risco do aluguel, construímos mais de 7 mil casas populares. Acreditamos que este é o caminho do desenvolvimento, gerando crescimento econômico aliado à justiça social. Isso é qualidade de vida.
Delegado Federal Humberto Evangelista (PSD)
Seria irresponsável nesse período de desequilíbrio econômico em face de vários fatores, dentre eles o de saúde pública, não buscarmos uma forma inteligente e plausível o aquecimento de nossa economia. Temos uma massa de desempregados que orbita em torno de 15% da população ativa e isso é muito preocupante.
Daí nosso objetivo é instituir o BMA – Banco Municipal de Anápolis para nos auxiliar a direcionar e buscar os novos empreendedores (pequenos e micro empresários), sobre tudo no comércio e prestação de serviços p constituírem suas pequenas empresas e com um capital (linha de crédito) a disposição para iniciarem e alavancarem seus negócios. (Ex.: pedreiro, cabeleireiro, marceneiro, Mecânico, etc ) poderão abrirem suas empresas em parceria com o SEBRAE e com apoio e incentivo do Poder Público Municipal.
Não vislumbramos qualidade de vida com uma massa de desempregados. Governar e gerar emprego, principalmente em momento de crise, trabalho gera renda, renda gera dignidade p país de família criarem sua famílias. Pretendemos buscar e atrair novas empresas mas isso demanda tempo a médio e longo prazo e nossa urgência e agora.
Em outra ponta, investiremos na saúde, educação, segurança pública, lazer e demais projetos que venha proporcionar uma melhorar qualidade de vida ao povo que escolheu essa cidade para morar e criar sua prole. Geração de emprego e Estabilidade econômica nossa meta principal.
Enxugar a máquina administrativa, combater o desperdício e desvio dos recursos públicos são prioridades para preparar a máquina para destravar, tornando-a eficaz, transparente, eficiente, célere e desburocratizada.
Douglas Carvalho (Psol)
A qualidade de vida do cidadão deve ser pensada de maneira integral. Pensar esse conceito de forma ampla é estar atento as demandas da saúde, combater as desigualdades urbanas, ter compromisso com a cultura, esporte, lazer, educação, emprego, transporte público – que a maioria dos anapolinos compartilha, e que é superlotado, caro e atrasado. A qualidade de vida está em todas essas áreas, que devem ser aprimoradas para um salto de sociodesenvolvimento.
Uma política tal, tem como meta a adequação da estrutura para oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento econômico e, principalmente, social do município. As propostas a serem desenvolvidas integram um programa de obras públicas que irá expandir os investimentos públicos no desenvolvimento da mobilidade urbana, escolas públicas municipais e CMEIS, saneamento básico e recursos hídricos, sistema público de saúde, energias renováveis, moradia… Tendo como principal objetivo a superação das desigualdades e reduzir a carência de acesso a esses serviços essenciais.
A administração deverá articular toda a sociedade, os entes federais e estaduais, instituições de pesquisa e ensino, bem como o investimento direto via empresas privadas, tendo como meta adequar e ofertar as infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento socioeconômico. Em termos concretos, os eixos temáticos das políticas públicas (mobilidade urbana, saneamento básico e recursos hídricos, sistema de saúde…) deverão estar voltados ao crescimento econômico do município – envolvendo a aplicação de tecnologias para o mapeamento e a reorganização das zonas locais, a partir do papel do município também em sua importância regional e nacional.
João Gomes (PSDB)
Vamos liderar Anápolis neste momento de crise sanitária, com soluções técnicas e humanas de apoio à população e ao setor produtivo da nossa cidade. Promover o desenvolvimento econômico, o emprego, a assistência social e levar Anápolis de volta ao lugar que sempre ocupou entre as grandes cidades goianas.
Para isso vamos criar o Auxílio Emergencial de 300 reais para apoiar famílias que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade, uma ação que vai ajudar o comércio dos bairros. Também vamos destravar a concessão de licenças para a construção civil gerando empregos e apoiar os micro e pequenos empreendedores através de incentivos fiscais.
Vamos retomar as obras paradas pela atual gestão e atrair investimentos onde eles estiverem, independente de cores partidárias, para projetos de infraestrutura como saneamento e sistema viário. Nossa prioridade é unir a cidade e conduzir a travessia deste momento difícil, retomando o desenvolvimento de Anápolis.
Temos experiência na gestão da cidade: vamos melhorar a saúde, investir na educação, criar a Guarda Municipal, investir em inteligência policial, construir a Maternidade de Anápolis com um Centro Especial de Atenção à Saúde da Mulher e muito mais.
José de Lima (Patriota)
A prioridade é a saúde. Vou construir um novo hospital municipal e contratar médico especialistas para fazer cirurgias e exames para as pessoas que estão morrendo à míngua nas unidades hospitalares municipais. São os pobres, pessoas que precisam da assistência do município.
O hospital terá muitos leitos para atender, principalmente, a população pobre, que está tendo dificuldades de acesso à saúde. Os recursos viriam do município, da economia que farei. O atual hospital municipal continuaria como uma espécie de posto de saúde. Vamos usá-lo para alguma coisa.
Josmar Moura (PRTB)
É uma gestão com foco no emprego e renda, com projeto que denominamos Empreender Mais Anápolis, com objetivo vinculado e visando estimular a competitividade e desenvolvimento Sustentável, com qualificação e Gestão, pois índice de fechamento, literalmente morte das empresas cresceu consideravelmente
Retomar esse crescimento e desenvolvimento é urgente, pois teremos de volta pessoas alegres, tendo certeza do alimento em sua casa e podendo saldar com as contas, fato comum a todos.
Planejamento de políticas públicas para atração de novos negócios, tendo em vista e demonstração do potencial econômico do nosso município, com interação com a federação da Indústria do Comércio e serviço e agricultura, com um novo formato, com apoio do estado em união dos nossos protagonistas e sonhos do governo do estado em atrair novas empresas, isso com certeza trará alegria e satisfação ao povo anapolino.
Lembrando que tudo isso precisa estar associado a nossa espetacular capacidade educacional com nossas faculdades de universidades já instaladas e outras que já me contactaram com intuito de se instalarem aqui, por exemplo a Faculdade Unialfa, do nosso amigo e empreendedor José Alves Fílho, tendo como destaque as parcerias do Sistema S e o CEPA, que irei trazer a seu pleno funcionamento tão logo possível.
Márcio Corrêa (MDB)
Nossa prioridade é retomar o protagonismo de Anápolis nas áreas econômica, geração de empregos, saúde, educação, gestão, social, mobilidade, cultural, etc. Sou anapolino, minha família é da cidade, em Anápolis estudei, tive a oportunidade de construir minha carreira profissional e também de empreender. O que quero é gerar oportunidades para todos os anapolinos. Criar ambiente favorável aos investimentos privados e geração de empregos, retomar o seu posto de município mais importante para a economia goiana, que todos tenham acesso à saúde e educação pública de qualidade. Nos últimos anos a nossa cidade estagnou e foi para o Serasa no ponto de vista fiscal. Isso provoca uma estagnação em todos os setores da sociedade porque cria uma dificuldade enorme de investimento. Vamos desburocratizar a máquina e fazer uma auditoria nas contas públicas. Temos uma saúde bem ruim em que o gasto é muito mal feito. Teve um aumento de R$ 60 milhões em quatro anos, mas o serviço conseguiu piorar ainda mais. Isso é sinal de uma gestão ineficiente. As nossas escolas têm estrutura da década de 80, uma diferença abissal entre o ensino público e privado. Vamos atacar nessa frente para que Anápolis volte a ter capacidade de investimento e volte a decolar!
Roberto Naves (PP)
Nossa prioridade sempre foi e continuará sendo cuidar das pessoas. Anápolis, Goiás, o Brasil e o mundo vão enfrentar grandes problemas no pós-pandemia e temos que estar preparados para isto. Saúde, educação, assistência social e geração de empregos são os pilares principais com certeza. Temos um excelente plano de gestão para os próximos quatro anos focado nestes pontos. E temos a experiência de ter enfrentado nos dois primeiros anos do mandato uma das maiores crise econômica da história do país. E agora em 2020 enfrentamos a pandemia sendo referência nacional no combate à COVID-19. Portanto, quero continuar sendo prefeito de Anápolis para continuar trabalhando pela nossa cidade.
Valeriano Abreu (PSL) não respondeu à pergunta feita pela reportagem.
Leia mais sobre: eleições Anápolis / geração de emprego / Destaque / Política