20 de dezembro de 2024
Pesquisa • atualizado em 15/03/2023 às 16:09

Genial/Quaest: para 98% dos executivos a política econômica caminha em direção errada no governo Lula

Para 78% dos entrevistados, a expectativa é que a economia piore nos próximos 12 meses
Presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (Foto: Divulgação)
Presidente Lula e ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (Foto: Divulgação)

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) realizada pela consultoria Quaest, a pedido da Genial Investimentos, mostra um cenário negativo para o mercado financeiro no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 98% dos investidores, a política econômica do presidente está indo na direção errada, enquanto 2% acham que está indo no caminho certo.

A pesquisa também mostrou que 94% do mercado financeiro brasileiro não confia no presidente Lula. E 5% disseram que “confiam mais ou menos”.

Para 78% dos entrevistados, a expectativa é que a economia piore nos próximos 12 meses, e apenas 6% estimam melhora. Segundo 73% dos entrevistados, o país corre o risco de recessão este ano.

Além disso, 90% dos participantes avaliaram o governo Lula de forma negativa, e outros 10%, regular.

Banco Central

A liderança mais bem avaliada no questionário foi Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central. 68% dos entrevistados disseram confiar “muito” em Campos Neto.

Para 90% dos entrevistados, a relação entre Lula e o Banco Central é negativa. Em relação ao futuro, apenas 7% estimam uma melhora nesse relacionamento, enquanto 49% preveem uma piora na relação.

O levantamento foi realizado entre 10 e 13 de março por meio de 82 entrevistas com representantes de fundos de investimentos que têm sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O público-alvo foram gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. A maioria dos participantes tem cargo de gestor ou economista. 


Leia mais sobre: / / / Economia