05 de dezembro de 2025
Ampliação da fiscalização • atualizado em 06/06/2025 às 17:43

GCM vai atuar em operações do Balada Responsável

O Detran-GO disponibilizou quatro equipamentos de etilômetro para que as equipes atuem em ações de combate à embriaguez ao volante e ampliem operações em Goiânia
A GCM agora está equipada com quatro bafômetros doados pelo Detran-GO. Foto: GCM
A GCM agora está equipada com quatro bafômetros doados pelo Detran-GO. Foto: GCM

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia vai atuar junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) nas operações da Balada Responsável. A intenção é ampliar o programa de fiscalização que orienta e coibe motoristas a dirigirem embriagados.

Um convênio foi firmado entre o Detran e a GCM para a realização de operações conjuntas e também de ações independentes voltadas ao combate à embriaguez ao volante. Na última quinta-feira (5), as equipes da GCM receberam quatro etilômetros doados pelo Departamento de Trânsito do Estado.

O comandante da GCM, Gustavo Toledo, explicou que os equipamentos serão usados em diversas situações, além das blitz. “Os etilômetros servirão tanto para blitz da Balada Responsável, em parceria com o Detran, quanto em abordagens de rotina, acidentes com suspeita de embriaguez ou após denúncias da população. São ferramentas importantes para reforçar a segurança nas vias da capital”, salientou.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o reforço se faz necessário devido ao aumento da demanda, principalmente durante feriados e madrugadas dos finais de semana. “Temos equipes treinadas e prontas para atuar. Quem insistir em beber e dirigir vai responder criminalmente. A penalidade inclui prisão, multa de até R$ 3 mil, suspensão da CNH e retenção do veículo”, destacou.

O Detran reforça que, em casos de suspeita de direção sob efeito de álcool, a população mesmo pode acionar gratuitamente a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153. A denúncia permite o envio de equipes ao local para aplicar o teste do bafômetro e garantir a segurança no trânsito.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Geral / Goiânia