Grupos de garimpeiros invadiram há cerca de 10 dias, a região conhecida como Serra da Borda no município de Pontes e Lacerda (a 443 Km de Cuiabá, MT). Segundo informações do Cenário MT pelo menos mil pessoas já estejam atuando na exploração do ouro e o número de invasores é ampliado diariamente.
Até o momento não houve registros de violência no município na área invadia, que é a quarta em um período de 18 meses. Depois da última desocupação organizada por uma força-tarefa com agentes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal em janeiro deste ano, os exploradores desceram a serra e aguardaram a retirada das forças policiais da cidade.
No momento a Polícia Militar e a Polícia Civil aguardam uma determinação superior para desocupar o local. A expectativa é de que a Serra da Borda não seja desocupada até que as forças de segurança consigam traçar um plano para impedir novas invasões.
A região, que ficou conhecida em setembro de 2015 como a ‘Serra Pelada de MT’ atraiu milhares de pessoas de todo o país dando início a uma verdadeira corrida pelo metal. Desde então o local é alvo de ocupações de garimpeiros que insistem na exploração, declarada como ilegal. Para impedi-los, forças de Segurança estiveram mobilizadas na Serra por meses, sendo retirada em março de 2016. Desde então, outras três ocupações foram registradas. No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro.
A exploração na região depende do licenciamento de órgãos ambientais e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Informações Cenário MT
Leia mais sobre: Brasil