23 de dezembro de 2024
Gastronomia

Galinhada goiana está entre os 100 melhores pratos com frango do mundo; veja lista

A enciclopédia gastronômica TasteAtlas colocou a receita brasileira na 80ª posição global
Em sua descrição a galinhada aparece como um "ensopado com arroz e frango" que também pode levar outros ingredientes. (Foto: reprodução)
Em sua descrição a galinhada aparece como um "ensopado com arroz e frango" que também pode levar outros ingredientes. (Foto: reprodução)

A galinhada, aclamado e tradicional prato goiano está entre os 100 pratos feitos com frango mais saborosos do mundo. A informação é da enciclopédia gastronômica TasteAtlas, divulgada nesta semana. No ranking global, a receita brasileira ocupa a 80ª posição com uma nota 3,9, onde 5 pontos é o máximo.

O TasteAtlas descreve a galinhada como um “ensopado com arroz e frango” que também pode levar ervilhas, cebolas, tomates, pimentões, cebolinha e alho e que seria popular em ocasiões festivas. “Apesar de poder ser encontrado em diversos restaurantes, o prato também é largamente preparado em casa e quase toda família tem uma receita secreta que é passada de geração em geração. É recomendado servi-lo com molho picante e decorá-lo com cebolinha picada bem fininha”, diz a publicação.

Apesar de terem sido indicados estabelecimentos fora de Goiás, como “O Bar da Dona Onça” e o “Dalva e Dito”, em São Paulo, o “Restaurante Aprazível”, no Rio de Janeiro, além do “Morro dos Ventos”, na Chapada dos Guimarães, sabe-se que muitos restaurantes goianos servem a verdadeira, tradicional e inconfundível galinhada goiana. Muitas delas, com pequi, diga-se de passagem.

No topo da longa lista, com 4,8 pontos, aparece o Jujeh Kebab, um espetinho de frango iraniano rico em sabores e cores. Marinada antes do cozimento, a carne é preparada ainda com cebola, tomate, limão, iogurte, azeite de oliva, além de uma pitada de sal. Ele é frequentemente servido acompanhado de pão-folha, tomates grelhados, cebola ou também arroz com açafrão. Veja a lista abaixo.

Ainda de acordo com o TasteAl, sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, por meio de votos em seu site que são filtrados, eliminando palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.


Leia mais sobre: Mundo